Português
16 DE JULHO DE 2010. POR RENATA THOMAZINI

Prova da Estância Zebu segue com acompanhamento de peso

A 1ª Prova de Ganho em Peso a Pasto Tabapuã Estância Zebu, que começou na semana passada em Uberaba (MG), marcou o início de um série de provas que devem acontecer a partir de agora na Estância Zebu.

Convite para participação em prova foi efetuado a todas as associações promocionais das raças zebuínas pela diretoria da ABCZ, sendo que a raça tabapuã foi a primeira a confirmar participação.  A Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã formulou convite aos criadores e, no dia 7 de julho, 74 bezerros de 25 criadores dos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e São Paulo começaram a ser avaliados. Os animais permanecerão a pasto até 27 de abril de 2011, segundo o gerente de Corte do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, Lauro Fraga Almeida. "Será quando realizaremos a Pesagem Final e obteremos a classificação da prova, baseados nas características de ganho de peso durante a prova, peso ajustado aos 550 dias, perímetro escrotal, avaliação de tipo, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea", explica.

A Tortuga Nutrição Animal e a Ourofino Saúde Animal são parceiras na realização da prova. No caso da Tortuga, além de fornecer todo o sal mineral durante a prova, fará o acompanhamento técnico da parte de nutrição. Wyllyan Gaede, gerente da Tortuga, relata que esse tipo de prova dá ao criador condição de avaliar o potencial máximo de seu rebanho. "Já fomos parceiros da ABCZ em outras provas. É importante o acompanhamento técnico nutricional para assegurar condições igualitárias aos animais, garantindo resultados confiáveis", ressalta. Wyllyan garante que

Para Gabriel Sandoval, diretor Técnico de Bovinos da Ourofino Saúde Animal, a parceria com a ABCZ é consolidada. "Já realizamos outras parcerias como essa. Nesse caso, a oportunidade surgiu de uma conversa com Lauro Fraga", diz. Para a prova, Gabriel explica que optou-se pela vermifugação com o Ricobendazole Oral, um vermífugo completo que combate todas as formas e fases dos parasitas internos. Além da vermifugação oral, foi realizado o controle de ectoparasitos através da utilização do Cypermil Pour On, um ectoparasiticida de fácil aplicação administrado no dorso dos animais. Na pesagem de entrada (a partir de 72 dias de adaptação), os animais farão o manejo de primeira pesagem. Neste dia, Gabriel informa que os animais serão tratados com o Master LP, um endectocida concentrado, uma ivermectina com 4% de concentração e liberação programada. Ao mesmo tempo, será aplicado o Colosso Pour On, um ectoparasiticida indicado no controle de carrapatos, bernes e mosca dos chifres. "É importante livrar esses animais de quaisquer parasitas para que expressem todo seu potencial genético", completa.

Segundo Lauro Fraga, da ABCZ, outro objetivo da prova é mostrar que ela pode ser realizada em todas as propriedades brasileiras que tenham uma estrutura mínima com curral e balança. Além da ultrassonografia de carcaça, algumas universidades estão sendo contatadas para realização de uma avaliação de temperamento e exames andrológicos dos garrotes. "Queremos através de trabalhos científicos provar a docilidade, precocidade de ganho em peso e acabamento de carcaça e a precocidade sexual das raças zebuínas a pasto. No decorrer da prova também realizaremos dois Dias de Campo, quando os parceiros poderão apresentar palestras sobre o tema, finaliza.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar