Português
07 DE JULHO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Maior PGP do Brasil começa em agosto

 Mais de 300 animais das raças nelore, brahman, guzerá e tabapuã, pertencentes a rebanhos de cinco estados, serão avaliados a partir do próximo mês na Prova de Ganho em Peso (PGP), considerada a maior do Brasil na modalidade Confinamento.  Os reprodutores estão confinados desde o dia 10 de junho no Malibu Confinamento de Bovinos, em Campo Grande (MS). O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a Nelore-MS.

No dia 5 de agosto, ocorrerá a pesagem inicial da PGP. Neste dia, os animais também passarão por avaliações de carcaça por ultrassonografia e Circunferência Escrotal. De acordo com Adriano Garcia, responsável Técnico do escritório da ABCZ em Campo Grande, o manejo sanitário já foi realizado, com a administração de vermífugo, vacinas de Carbúnculo Sintomático, de Botulismo e Complexo Vitamínico ADE. Os medicamentos utilizados foram doados pela PFIZER, uma das patrocinadoras da PGP.

A qualidade dos animais participantes da prova surpreendeu o técnico da ABCZ. "Os criadores nos enviaram os melhores bezerros da geração 2009. Isso é muito bom para o melhoramento do zebu no Mato Grosso do Sul, além de proporcionar uma troca de experiência entre criadores de diversas regiões. Eles poderão avaliar seus trabalhos de seleção e melhoramento com os demais rebanhos", diz Garcia. Os bovinos inscritos na PGP pertencem a criadores do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A PGP será finalizada no dia 25 de novembro de 2010. Os reprodutores que forem classificados como SUPERIOR e ELITE ficarão pré-selecionados para um leilão oficializado pela ABCZ durante a Expogrande 2011 (março/abril). "Assim, democratizamos a participação de criadores nos leilões de reprodutores e forneceremos tourinhos avaliados aos criadores de gado comercial" garante Garcia.

No caso da raça nelore, os ganhadores da PGP terão sêmen coletado por uma central de coleta. As doses serão distribuídas, gratuitamente, para criadores de todo o país que participam do PMGZ.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar