Português
07 DE MAIO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Mérito Parlamentar é entregue durante reunião da Comissão da Agricultura e Pecuária

 

Com a proposta de discutir a revisão do Código Florestal, deputados federais e senadores estiveram reunidos em Uberaba (MG) na manhã de hoje (07/05) com produtores rurais de todo o Brasil. O 4º Encontro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado foi aberto pelo presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes. Segundo ele, o encontro da Comissão durante a ExpoZebu se torna a cada ano mais significativo, na medida em que tanto na sociedade brasileira quanto no cenário internacional se intensificam as demandas por alimentos de um lado, e do outro lado as preocupações com a sustentabilidade dos sistemas de produção desses alimentos, especialmente no que diz respeito aos seus impactos ambientais.

Logo em seguida, o presidente da ABCZ e os diretores da entidade entregaram aos parlamentares que contribuíram para o agronegócio a medalha do Mérito Parlamentar. Os homenageados foram:  Abelardo Luiz Lupion Mello, Aelton José de Freitas, João Alberto Fraga Silva, Benedito de Lira, Carlos Alberto Sousa Rosado, Carlos Willian de Souza, Dilceu João Sperafico, Eduardo Francisco Sciarra, Felix de Almeida Mendonça, Jairo Ataide Vieira, João Bittar Júnior, João Lúcio Magalhães Bifano , José Carlos Machado, José Santana de Vasconcellos Moreira, Kátia Regina Abreu, Leonardo Moura Vilela, Marcos Guimarães de Cerqueira Lima, Marcos Montes Cordeiro, Rubens Moreira Mendes Filho, Nelson Marquezelli, Osório Adriano Filho, Paulo Piau Nogueira, Ronaldo Ramos Caiado, Raimundo Sabino Castelo Branco Maués, Virgílio Guimarães de Paula, Waldemir Moka Miranda de Britto, Wandenkolk Pasteur Gonçalves.

Após a entrega do Mérito Parlamentar, os deputados federais Marcos Montes e Paulo Piau falaram sobre as alerações do Código Florestal.

 

Confira abaixo o discurso completo do presidente da ABCZ na abertura da solenidade

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU RECEBE COM MUITA HONRA UMA NOVA REUNIÃO DA COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

 

O ENCONTRO DE UMA DAS COMISSÕES MAIS ATUANTES DAS MAIS ALTAS CASAS LEGISLATIVAS DO PAÍS, QUE PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO ENGRANDECE A EXPOZEBU, A MAIOR FEIRA DA PECUÁRIA ZEBUÍNA.

 

UM ENCONTRO QUE SE TORNA A CADA ANO MAIS SIGNIFICATIVO, NA MEDIDA EM QUE TANTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA QUANTO NO CENÁRIO INTERNACIONAL SE INTENSIFICAM AS DEMANDAS POR ALIMENTOS DE UM LADO, E DO OUTRO LADO AS PREOCUPAÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DESSES ALIMENTOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS.

 

EM BREVES CONSIDERAÇÕES, ALERTAMOS QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA DEVE ESTAR ATENTA PARA DOIS PRESSUPOSTOS EQUIVOCADOS REPETIDOS E REPERCUTIDOS TODOS OS DIAS NO TRATAMENTO DE TAIS QUESTÕES: - O PRIMEIRO DESSES PRESSUPOSTOS EQUIVOCADOS TORNA A SUSTENTABILIDADE PRATICAMENTE UM SINÔNIMO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL; O SEGUNDO TENTA RESPONSABILIZAR A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA PELA GRANDE AMEAÇA À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

 

NÃO VAMOS DISCUTIR AQUI AS MOTIVAÇÕES DESSES PRESSUPOSTOS - NEM SE SÃO APENAS EQUIVOCADOS OU DELIBERADAMENTE FALSOS -, MAS SALTA AOS OLHOS QUE AMBOS NÃO RESISTEM À VERDADE E LEVAM POR CAMINHOS TORTOS UMA DISCUSSÃO QUE DEVERIA SER ASSENTADA EM INFORMAÇÕES CORRETAS E NA ANÁLISE CRÍTICA ISENTA DESSAS INFORMAÇÕES.

 

EM PRIMEIRO LUGAR NÃO PODEMOS CONCEBER UM MODELO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL QUE NÃO CONSIDERE TAMBÉM OS REQUISITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DESSA PRODUÇÃO, ALÉM DOS AMBIENTAIS.

 

NO CASO DA PECUÁRIA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO NO MUNDO MODERNO REQUER A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E TAMBÉM O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS REBANHOS; BOAS CONDIÇÕES LOGÍSTICAS E SANITÁRIAS; FINANCIAMENTO ACESSÍVEL; NORMAS EQUILIBRADAS; SEGURANÇA JURÍDICA; INOVAÇÃO TECNOLÓGICA; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E OUTROS REQUISITOS DETERMINANTES PARA A PRODUTIVIDADE E A RENTABILIDADE.

 

QUANTO AO SEGUNDO PRESSUPOSTO EQUIVOCADO AO QUAL NOS REFERIMOS, LEMBRAMOS APENAS QUE O PRODUTOR RURAL BRASILEIRO ENTREGA ANUALMENTE À POPULAÇÃO BRASILEIRA E A POVOS DE TODO O MUNDO UMA SAFRA DE MAIS DE 144 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS, MAIS DE 9 MILHÕES DE TONELADAS DE CARNE BOVINA, QUASE 30 BILHÕES DE LITROS DE LEITE E MILHÕES DE TONELADAS DE OUTROS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E DE MATÉRIAS-PRIMAS ESSENCIAIS À VIDA.

 

ALÉM DE UMA INJUSTIÇA, É NO MÍNIMO UMA IRRESPONSABILIDADE TENTAR DESESTABILIZAR COM ACUSAÇÕES AÇODADAS E ANÁLISES SUPERFICIAIS UM SISTEMA PRODUTIVO COM TAMANHA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA OS BRASILEIROS E PARA TODA A HUMANIDADE.

 

PRINCIPALMENTE QUANDO TODOS SABEM DOS EFEITOS DA POLUIÇÃO URBANA E DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E QUANDO A PRÓPRIA SOCIEDADE ADOTA UM MODELO DE CONSUMO QUE DESCARTA DIARIAMENTE COMO LIXO NA NATUREZA MILHARES DE TONELADAS DE PRODUTOS SUPÉRFLUOS.

 

NO QUE CONCERNE À PECUÁRIA, AO CONTRÁRIO DO QUE É DITO E REPERCUTIDO, NOSSO GRANDE TRUNFO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL É JUSTAMENTE O POTENCIAL DO PATRIMÔNIO GENÉTICO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, FORMADO POR OBRA E GRAÇA DO TRABALHO DE SUCESSIVAS GERAÇÕES DE CRIADORES, PESQUISADORES E TRABALHADORES DO CAMPO QUE SEMPRE CUMPRIRAM A SUA MISSÃO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES FUTURAS, OU SEJA, COMPROMISSO COM SUSTENTABILIDADE.

 

FEITAS ESSAS RESSALVAS, SOMOS OS PRIMEIROS A RECONHECER QUE ASSIM COMO TODAS AS ATIVIDADES PRODUTIVAS E AS PRÓPRIAS PESSOAS, A PECUÁRIA BOVINA TAMBÉM PRECISA SE ADEQUAR ÀS NOVAS CONDIÇÕES QUE SE IMPÕEM PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNDO MODERNO, INCLUSIVE COM A MITIGAÇÃO DOS SEUS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE.

 

A PECUÁRIA BRASILEIRA JÁ ESTÁ VOLTADA PARA ESSE OBJETIVO, COM INVESTIMENTOS CONTINUADOS EM MELHORAMENTO GENÉTICO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E APRIMORAMENTO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS QUE NOS ASSEGURAM HÁ ANOS UMA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA CONSISTENTE, CALCADA EM GANHOS CONSTANTES DE PRODUTIVIDADE.

 

E A PRODUTIVIDADE É O ELEMENTO CHAVE PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO EM TERMOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS.

 

MAS UM SISTEMA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL REQUER TAMBÉM UMA LEGISLAÇÃO AVANÇADA, EQUILIBRADA, JUSTA E EFICAZ.

 

E HOJE, INFELIZMENTE, AS NORMAS QUE INCIDEM SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, COM O SEU VIÉS ALTAMENTE BUROCRÁTICO, E O CÓDIGO FLORESTAL EM PARTICULAR, COM O SEU VIÉS ANACRÔNICO E IDEOLÓGICO, SÃO AMEAÇAS REAIS NÃO APENAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DESSA PRODUÇÃO, MAS PARA A SUA VIABILIDADE ECONÔMICA IMEDIATA.

 

A CÂMARA DOS DEPUTADOS E O SENADO FEDERAL SÃO OS PRINCIPAIS REDUTOS DA NOSSA ESPERANÇA PARA O ENCAMINHAMENTO CONSTRUTIVO DESSAS QUESTÕES, SOBRETUDO NO ÂMBITO DA REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL.

 

PRECISAMOS DE UM CÓDIGO EQUILIBRADO, RACIONAL, QUE CONCORRA PARA A HARMONIZAÇÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, RESPEITANDO A DIVERSIDADE E AS PECULIARIDADES DE NOSSOS BIOMAS REGIONAIS.

 

O CÓDIGO NÃO PODE SER APENAS UM TRATADO DE RESTRIÇÕES E PENALIZAÇÕES, IMPONDO UMA VISÃO ARCAICA, REDUCIONISTA E UTÓPICA À CONVIVÊNCIA DO HOMEM COM A NATUREZA.

 

AGRADECEMOS ASSIM AOS MEMBROS DA COMISSÃO DE AGRICULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS POR VIREM NOVAMENTE DISCUTIR JUNTO AOS PRODUTORES QUESTÕES TÃO ESSENCIAIS ÀS NOSSAS ATIVIDADES, EVIDENCIANDO MAIS UMA VEZ O CARÁTER DEMOCRÁTICO DE NOSSAS CASAS LEGISLATIVAS. 

 

E NUMA MANIFESTAÇÃO MODESTA, MAS SINCERA DE RECONHECIMENTO, A ABCZ TAMBÉM PRESTA NESTA OPORTUNIDADE UMA HOMENAGEM A 29 PARLAMENTARES PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA BRASILEIRA.

 

UMA DEFESA QUE NÃO ATENDE A INTERESSES EXCLUSIVOS DE UM ÚNICO SETOR, MAS A INTERESSES DE TODOS OS BRASILEIROS, POIS O AGRONEGÓCIO É UM PATRIMÔNIO DE TODA A NAÇÃO.

 

ASSIM, ENTREGAMOS COM MUITA HONRA E SATISFAÇÃO A COMENDA DO MÉRITO PARLAMENTAR A ABELARDO LUPION, AELTON FREITAS, ALBERTO FRAGA, BENEDITO DE LIRA, CARLOS ALBERTO SOUSA ROSADO, CARLOS WILLIAM, DAGOBERTO NOGUEIRA FILHO, DILCEU SPERAFICO, EDUARDO SCIARRA, FÉLIX MENDONÇA, JAIRO ATAÍDE, JOÃO BITTAR, JOÃO MAGALHÃES, JOSÉ CARLOS MACHADO, JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS, KÁTIA ABREU, LEONARDO VILELA, MARCOS LIMA, MARCOS MONTES, MOREIRA MENDES, NÁRCIO RODRIGUES, NELSON MARQUEZELLI, OSÓRIO ADRIANO, PAULO PIAU, RONALDO CAIADO, RAIMUNDO SABINO, VIRGÍLIO GUIMARÃES, WALDEMIR MOKA E WANDENKOLK GONÇALVES, MANIFESTANDO A CADA HOMENAGEADO OS AGRADECIMENTOS E OS PARABÉNS DE NOSSOS ASSOCIADOS PELA  ATUAÇÃO PARLAMENTAR FIRME, COERENTE E COMPETENTE.

 

MANIFESTAMOS TAMBÉM NOSSOS AGRADECIMENTOS PELA DISTINÇÃO DA REALIZAÇÃO DESSA NOVA REUNIÃO NA EXPOZEBU 2010 E REAFIRMAMOS O COMPROMISSO DA ABCZ COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PECUÁRIA BRASILEIRA.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar