Português
06 DE MAIO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

ExpoZebu 2010: Países da América Latina querem fim das barreiras econômicas

Presidentes de associações de criadores de vários países da América Latina reuniram-se hoje (06/05) na ExpoZebu 2010 para discutir o mercado pecuário internacional. Estiveram presentes na reunião da Federação Internacional de Criados de Zebu (Ficebu), que ocorre todos os anos na feira, criadores da Bolívia, Costa Rica, México, Colômbia e Brasil.

Os representantes da Asociación Nacional de Ganadera do México destacaram a necessidade do setor pecuário participar ativamente das negociações internacionais como forma de garantir novos mercados. Segundo eles, a medida poderia evitar que a pecuária latina sofra embargos econômicos. Já a Bolívia pretende estabelecer intercâmbio comercial de bovinos com o Brasil. Um protocolo de intenções já foi assinado este ano no Mato Grosso do Sul. De acordo com os representantes da Associação Boliviana de Zebu, uma nova rodada de negociações está marcada para setembro, durante a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Para os participantes da reunião da Ficebu, a falta de protocolos sanitários entre alguns países tem sido uma barreira ao comércio internacional de produtos pecuários. Segundo eles, alguns países têm imposto barreiras sanitárias para proteger o mercado interno.  

Outro assunto debatido durante a reunião da Ficebu foi o Congresso Mundial de Brahman, que pela primeira vez será realizado no Brasil. O intuito é realizar durante este evento mais um encontro dos membros da Ficebu para ampliar as discussões em torno do mercado internacional. Os participantes da reunião de hoje ainda conheceram as novidades do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar