Português
04 DE MAIO DE 2010. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Simpósio: Material terá divulgação internacional

Pesquisadores e representantes de associações e entidades apresentam, dia 06 de maio, a partir das 8h, no Salão Nobre da ABCZ, durante 76ª ExpoZebu, as alternativas para a redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) oriundos da produção pecuária, durante o III Simpósio Zebu Pecuária Sustentável, realizado pela ABCZ, em parceria com o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC).

Segundo o presidente da CNPC, Sebastião Costa Guedes, o objetivo do simpósio é conhecer a realidade, debater alternativas, discutir propostas e prioridades para se ter um cálculo científico e racional da emissão real de GEE pela pecuária brasileira, assim como conhecer as medidas mitigadoras que devem ser implementadas e incentivadas. Eventuais pesquisas para maior conhecimento da realidade e da desejável melhoria de perspectivas também poderão surgir do simpósio. "O Brasil é o maior produtor comercial de carne bovina em um sistema predominantemente extensivo. Tem, portanto, enorme papel e responsabilidade para pleitear que o assunto seja científica e corretamente analisado, e recomendar diretrizes que orientem ações mitigadoras para o futuro", avalia Guedes.

Ainda de acordo com o presidente do CNPC, as conclusões do encontro permitirão a elaboração de consistente informação para difusão nacional e internacional. O material - apresentações e conclusões - do simpósio será divulgado (em português, inglês e espanhol) no próximo Congresso Mundial da Carne do International Meat Secretariat (IMS), realizado em Buenos Aires no final de setembro. "Isso será muito útil para uma abordagem correta da questão pelos países produtores, pelos consumidores e pelos formadores de opinião do segmento pecuário, que envolve economicamente mais de 1,3 bilhões de pessoas num planeta onde há mais de 1 bilhão passando fome ou com diferentes níveis de subnutrição. E o mais grave é que estimativas da FAO mostram a necessidade em 2050 de um aumento de 70% na necessidade de alimentos, de mais 200 milhões de toneladas de carnes para um mundo que terá 9,4 bilhões de pessoas frente aos 6,8 bilhões atuais", ressalta Guedes.

Mitigação de Metano

A pecuária contribui com consideráveis quantidades de gases de efeito estufa, mas também apresenta oportunidades para a redução de emissões pela melhoria da produtividade e da eficiência. Projetos planejados para aumentar a eficiência de produção da pecuária são economicamente e tecnicamente viáveis na maioria dos países, mas não têm sido amplamente implementados em muitos deles. Na palestra "Mitigação de Metano: Cifras, Perspectivas e Ações", Paulo Henrique Mazza Rodrigues, professor de Nutrição Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, discorrerá sobre as formas de abordar a problemática das emissões dos gases de efeito estufa pelos bovinos.

O simpósio contará ainda com as palestras "ARES, uma nova entidade", com Ocimar Villela (Instituto do Agronegócio Responsável - ARES), "Exigências do IPCC", com Magda Lima (Embrapa Meio Ambiente), "Pecuária na Amazônia", com Antônio Manzi (INPA), "Emissão e absorção dos gases de efeito estufa", com Bruno Alves (Embrapa Agrobiologia) e "Genética e Pastagem, o caminho para uma pecuária sustentável", com Adilson Aguiar (Fazu).

A 76º ExpoZebu, que tem como tema "Genética zebu: futuro sustentável",  acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar