Português
30 DE ABRIL DE 2010. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

ExpoZebu 2010: Parque se transforma em laboratório ambiental para projetos sustentáveis


Durante os 13 dias da 76º ExpoZebu, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), será palco de diferentes projetos e ações ambientais. Uma dessas ações é o monitoramento da água utilizada para lavar os animais. De acordo com o coordenador do projeto de Sustentabilidade da ExpoZebu, Carlos Nogueira, em 2009, primeiro ano de realização da ação, na primeira medição, os tratadores usavam 26 litros de água por animal. "No final da feira, caiu para 12 litros/animal. Para nossa surpresa, a primeira medição deste ano mostrou que foram utilizados 11 litros/animal. Nosso desafio é fazer com que esse índice caia ainda mais", comemora Nogueira.

O acesso à informação e a troca de experiências entre os tratadores são os fatores apontados pelo coordenador como responsáveis pelo sucesso do projeto. "Os tratadores trazem para a feira, sugestões embasadas no cotidiano da fazenda", explica.

Preparação de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), coleta de óleo utilizado para fritura para produção de biodiesel, coleta seletiva de lixo e coleta de esterco bovino para produção de adubo de pastagem são outras ações realizadas durante a feira. O projeto envolverá 300 alunos de quatro faculdades de Uberaba (MG):  Factus, Universidade de Uberaba, Instituto Federal de Educação (IFET) e Fazu.

A 76º ExpoZebu, que tem como tema "Genética zebu: futuro sustentável",  acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar