Português
28 DE ABRIL DE 2010. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

ExpoZebu 2010: Retirada de vacinação contra aftosa é debatida pelo Fonesa

A reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), realizada hoje (28/04), abriu a temporada de debates da 76º ExpoZebu, maior feira pecuária de zebuínos do mundo, em Uberaba (MG).

Durante o encontro, foi apresentado aos 12 representantes das entidades de defesa agropecuária presentes na reunião (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerias, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul) o resultado do levantamento realizado pelo Fórum das estruturas dos serviços de defesa dos estados e debatida a retirada da vacinação contra febre aftosa para os estados "livres da aftosa com vacinação". Também participou do encontro o presidente do Sindicato Nacional de Produtos para Saúde Animal, Emílio Carlos Salani.

Na abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges, falou sobre o compromisso da entidade com a construção de um modelo de pecuária sustentável, que tem a sanidade como um dos seus pilares. "Reafirmamos o nosso engajamento ao lado dos órgãos de controle na erradicação da febre aftosa, e defendemos uma retirada gradual da exigência de vacinação em blocos regionais, que incluam os países fronteiriços realmente aptos para a liberação de tal exigência", afirmou.

Ainda segundo Borges, é de fundamental importância a harmonização das políticas públicas locais em torno de um programa único de erradicação da aftosa, envolvendo todos os países do Mercosul. "Sabemos que o vírus da aftosa não usa passaporte para atravessar fronteiras. Precisamos, portanto, erradicar esse mal em todo o continente", ressalta o presidente da ABCZ.

Na avaliação do presidente do Fonesa, Cláudio Alvarenga de Melo, a retirada da vacinação contra a aftosa nos estados "livres com vacinação" é um tema que precisa ser debatido mais profundamente, com base em estudos técnicos. "A retirada da vacinação é o caminho a ser percorrido. Agora, de que forma e quando isso vai acontecer é o que precisamos resolver", avaliou, reiterando a proposta do Fórum de uma retirada gradual e em bloco da vacinação contra a aftosa no país. Melo lembrou ainda que a defesa sanitária não pode ser tida como uma ação única e exclusiva do poder público. "A questão sanitária é uma responsabilidade de toda a cadeia. Todos precisam estar envolvidos", frisou o presidente.

A 76º ExpoZebu, que tem como tema "Genética zebu: futuro sustentável",  acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar