Português
27 DE ABRIL DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

ExpoZebu 2010: Projeto de Sustentabilidade terá produção de biodiesel

A produção de biodiesel a partir de óleo utilizado para fritura de alimentos será uma das novidades da ExpoZebu 2010, maior feira de zebuínos do mundo. O óleo será coletado nas barracas de alimentação do evento.Todo o biodiesel produzido ao longo dos 12 dias da mostra irá para o abastecimento do caminhão que fará a coleta seletiva de resíduos no interior do Parque Fernando Costa. A produção do biocombustível será feita na Usina Móvel de Biodiesel, montada no Espaço da Sustentabilidade, no interior do parque, e poderá ser acompanhada de perto pelos visitantes.
O Espaço da Sustentabilidade foi todo montado com materiais reciclados. As divisórias são de embalagens de Tetrapark, assim como o piso. Já os tijolos utilizados nas instalações são ecológicos (feitos de 95% de terra e 5% de cimento). O local terá 15 estandes de diversas entidades (entre elas Epamig, Emater, Aliança da Terra), que irão demonstrar tecnologias sustentáveis para o campo, como, por exemplo, o controle biológico de pragas. Quem visitar o Espaço poderá levar para casa mudas de árvores, doadas pela Prefeitura de Uberaba. Haverá ainda exposição de artigos de decoração feitos com garrafas pet.
Todas essas ações fazem parte do Projeto de Sustentabilidade da ExpoZebu 2010, que tem como tema "Genética Zebu: Futuro Sustentável". O objetivo é fazer com que todas as ações realizadas durante o evento não causem impacto ao meio ambiente. O projeto envolverá 300 alunos de quatro faculdades de Uberaba (MG):  Factus, Universidade de Uberaba, Instituto Federal de Educação (IFET), Fazu. A partir de amanhã (28/04), os estudantes estarão no Parque Fernando Costa monitorando desde o consumo de água até a coleta de esterco bovino.
Os resíduos produzidos pelos mais de 3 mil bovinos inscritos para a ExpoZebu serão coletados e enviados para a Estância Zebu, propriedade da ABCZ (Associação Brasileira Criadores de Zebu) localizada próxima ao parque. No local, os alunos da Fazu farão a compostagem, processo para transformar o esterco em adubo de pastagem.
Os universitários também farão o monitoramento da água utilizada durante a exposição. Os tratadores de animais serão orientados a usar de forma racional a água na hora de lavar e preparar os bovinos para apresentação na pista de julgamento. "Utilizando-se da mensuração da água almejamos conseguir reduzir ainda mais o consumo de água, mostrando a sustentabilidade do projeto hídrico", diz o coordenador do projeto de Sustentabilidade da ExpoZebu, Paulo Henrique Lopes. Outra iniciativa relacionada aos recursos hídricos é o reuso da água da chuva. Em um pavilhão do parque foi instalado sistema-piloto para captação da água da chuva e reaproveitamento da mesma no próprio recinto.
Por todo o parque, os visitantes encontrarão lixeiras de coleta seletiva. Os resíduos produzidos durante a feira serão coletados por duas entidades, Coperu (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba) e Cáritas, que farão a separação do lixo e poderão comercializar o material posteriormente.
Este é o segundo ano que a ABCZ realiza, de forma pioneira, a feira dentro deste conceito de sustentabilidade. Além do projeto, a feira terá debates sobre pecuária sustentável com pesquisadores de vários centros de estudo. Pesquisadores e representantes de associações e entidades ligadas ao setor apresentarão as alternativas para a redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) oriundos da produção pecuária, durante o III Simpósio Zebu Pecuária Sustentável, realizado pela ABCZ, em parceria com o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), dia 06 de maio. Pesquisas revelam que pastagens bem manejadas podem contribuir para o sequestro de carbono.
A ExpoZebu 2010, que vai de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar