Português
09 DE ABRIL DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Leilões homologados pelo PMGZ ofertarão animais provados

Ao longo dos próximos meses, três leilões homologados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) colocarão à disposição do mercado animais provados pelo programa de melhoramento da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ). O primeiro remate do ano, homologado pelo PMGZ, será o 25º Leilão Paredão, que será realizado no dia 24 de abril, na fazenda Paredão, em Oriente/SP. Os animais ofertados durante o leilão serão apresentados pelo técnico da ABCZ, João Eduardo Ferreira Assumpção.
Já no dia 19 de maio, às 20h, acontece o 1º Leilão Amigos do Nelore Elite e Produção, realizado noTatersal III do Parque de Exposição de Goiânia. Os comentários sobre os animais serão feitos pelo técnico Izarico Camilo Neto.
Em Barra do Garças/MT, acontece outro leilão homologado pelo PMGZ. Trata-se do 2º Leilão Nelore Vera Cruz, que será realizado no dia 31 de julho, às 14h, no parque de exposições de Barra do Garças, com comentários do técnico Divino Humberto Guimarães.
O primeiro evento oficial homologado pelo PMGZ, o Shopping Diamantino, foi realizado durante a ExpoZebu 2009, em maio do ano passado, quando a então gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Ice Cadetti Garbellini, fez os comentários técnicos dos animais ofertados no evento. No mês de dezembro de 2009, outro leilão homologado foi realizado, o Leilão Antônio Balbino, desta vez na cidade de Barreiras/BA, com comentários da técnica Mariana Alencar.
Com a homologação do PMGZ, os compradores do leilão ou shopping têm a garantia de que todos os animais comercializados são provados.
Além de terem a certeza de estar adquirindo animais testados, que irão contribuir com o melhoramento genético do rebanho, outro grande diferencial dos leilões homologados pelo PMGZ é que os técnicos da ABCZ estão autorizados a fazer comentários sobre os animais comercializados.
Para solicitar a homologação de um leilão, o criador deve obrigatoriamente ter seu rebanho participando do PMGZ. Em seguida, deve procurar o órgão executor da ABCZ no estado ou a gerência do PMGZ. Para irem a leilão, todos os animais têm que ter participado do PMGZ e ser classificado como elite ou superior em suas provas zootécnicas ou ter IQG positivo. Os animais devem ter Registro Genealógico de Nascimento ou Registro Definitivo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar