Português
05 DE ABRIL DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Salão Internacional mostrará potencialidades da pecuária durante ExpoZebu 2010

O mercado de genética no Brasil continua em crescimento, como mostra o relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) sobre a comercialização de sêmen em 2009. No geral, houve aumento de 11,65% no número de doses vendidas (9.160.863 no total) em comparação a 2008. As raças zebuínas de corte lideraram as vendas nacionais, sendo responsáveis por mais de 70% das comercializações. No leite, os zebuínos também dominam mais de 50% das vendas de doses nacionais.
Nas exportações, o desempenho foi semelhante. A maioria das doses exportadas é oriunda de raças zebuínas de corte e leite. O grande interesse de estrangeiros pela genética do zebu também pode ser medido pelo número de comitivas internacionais que visitam o país ao longo do ano e também durante a ExpoZebu. Só em 2009, a feira recebeu 450 visitantes de 27 países. Para 2010, a expectativa é ampliar esse número. Desde o ano passado, a exposição é divulgada em feiras internacionais.
Para receber o público internacional, que vem interessado em conhecer a pecuária zebuína brasileira e em adquirir material genético, a ABCZ está montando uma grande estrutura de atendimento no Salão Internacional. Os visitantes contarão com o apoio de 20 intérpretes de inglês, espanhol e francês, organização de farm tours (visitas a fazendas da região e empresas do setor), park tour (visitas guiadas pelo parque Fernando Costa para conhecer as diferentes raças, torneio leiteiro), além de outros serviços. Entre as presenças confirmadas, está a da senadora mexicana Maria Elena Orantes Lopez e do deputado federal e secretário da Comissão do Desenvolvimento Rural do Honorável Congresso da União Torre Caballaito, Hernan de Jesus Orantes Lopez.
Outros países que já confirmaram presença são Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Estados Unidos, Guatemala, Angola, Senegal e Panamá.
Uma novidade do Salão Internacional deste ano é a realização do Café Gourmet, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Café, com degustação da bebida. Assim como a pecuária, a cafeicultura apresenta crescimento em relação ao consumo da bebida. Em 2009, o consumo nacional per capita aumentou 3% em relação ao período anterior.
Os estrangeiros terão a oportunidade de apreciar a carne brasileira. Em parceria com o frigorífico Minerva, todos os dias haverá degustação de carne no Salão Internacional. Eles também poderão participar de uma noite temática. Neste dia, o Salão terá decoração típica da Colômbia e servirá comidas tradicionais daquele país. Cada ano, as tradições de um país são apresentadas no Salão Internacional da ExpoZebu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar