Português
05 DE ABRIL DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ExpoZebu 2010 manterá enfoque sobre Pecuária Sustentável

A 76ª edição da ExpoZebu, cujo tema em 2010 será "Genética Zebu: futuro sustentável", trará novamente para o Parque Fernando Costa o debate sobre a necessidade de uma pecuária cada vez mais sustentável.
Estudos feitos por pesquisadores de vários centros de pesquisa brasileiros apontam que a recuperação de áreas degradadas de pastagem irá contribuir para redução das emissões de gás carbônico (CO2).  Pastagens bem manejadas podem absorver CO2 e armazenar matéria orgânica no solo em até 4%, nível superior ao das florestas. Segundo levantamento feito pelo professor da USP Pirassununga, Paulo Mazza Rodrigues, o Brasil foi o país que mais reduziu a emissão de metano no período de 1988 a 2007. A redução foi de 29,4%. Outra constatação é que a redução da idade de abate e a precocidade no ganho de peso dos animais, além de uma alimentação adequada, contribuem para minimizar as emissões de metano provocadas pela fermentação digestiva dos bovinos.  Neste caso, o melhoramento genético animal é determinante para reduzir o tempo de permanência dos ruminantes no pasto.
Todos esses assuntos darão a tônica dos debates de sustentabilidade que ocorrerão durante a ExpoZebu 2010. Assim como nas últimas edições da feira, haverá uma vasta programação relacionada à sustentabilidade que inclui palestras, simpósios e reuniões. Haverá o Espaço Sustentabilidade onde as discussões sobre o tema serão realizadas. Pela primeira vez, a mostra irá sediar uma reunião do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Formado por representantes de todos os elos da cadeia produtiva da carne, entre ambientalistas, frigoríficos, bancos, associações e organizações não governamentais, o grupo busca formas de produzir em harmonia com o meio ambiente, e tem como principal missão coordenar os elos envolvidos na cadeia produtiva da carne bovina para definição e implementação de princípios e critérios socioambientais e de sustentabilidade. A reunião será a oportunidade para mostrar a ambientalistas e lideranças de outros setores o que é a pecuária e as ações de sustentabilidade que as entidades estão desenvolvendo.
Outro evento será o Simpósio do CNPC (Conselho Nacional da Pecuária de Corte), que terá palestras sobre estudos relacionados ao desenvolvimento de uma pecuária sustentável.  Entre os assuntos que serão apresentados, estão: a recuperação de pastagem como mecanismo de redução das emissões de CO2, a necessidade de abertura de financiamentos para esta finalidade e a consolidação da genética como processo definitivo para reduzir o tempo de permanência dos animais no pasto.
Na parte sanitária, haverá pelo segundo ano consecutivo uma reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), que congrega todos os órgãos de Sanidade Agropecuária do Brasil e tem como objetivo principal harmonizar as ações de defesa agropecuária no País em conjunto com o MAPA e com o setor privado da agropecuária brasileira.
Espaço Sustentabilidade - Os visitantes da ExpoZebu encontrarão no local uma maquete dos biomas brasileiros, desenvolvida pela CNA com o intuito de esclarecer a população em geral sobre as peculiaridades de cada região. O público poderá ainda conhecer como funcionam uma usina de processamento de biodiesel e um gerador de energia eólica.
O Programa de Sustentabilidade da ExpoZebu, implantado na edição do ano passado com o objetivo de garantir que todos os procedimentos ocorridos ao longo do evento estejam em harmonia com o meio ambiente, continuará em 2010. Entre as ações, estão: aproveitamento de resíduos, uso racional da água e reciclagem do lixo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar