Português
26 DE MARÇO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Brasil e Bolívia assinam protocolo para intercâmbio comercial

Com a presença de autoridades dos governos federal e estadual e representantes do setor pecuário do Brasil e da Bolívia, foi assinado na tarde de ontem (25/03) o protocolo que tem como objetivo iniciar as tratativas para se estabelecer intercâmbio comercial de bovinos entre os dois países. O documento foi elaborado durante o Fórum Brasil-Bolívia, realizado durante a 72ª Expogrande.

Participaram da reunião a diretora presidente da Iagro, Maria Cristina Galvão Carrijo, o gerente geral da Asocebu, Javier Landivar, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, o presidente da Nelore MS, Guilherme Bumlai, o gerente do escritório técnico da ABCZ no Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia, o presidente da Acrissul, Chico Maia, o presidente da Asocebu, Ing Marcelo Estensorro, a Secretária de Estado (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, e o Superintendente Federal de Agricultura em MS, Orlando Baez.

O vice-presidente da Acrissul, Jonathan Pereira Barbosa, que conduziu os debates, manifestou sua opinião sobre a situação que a Bolívia vive e seu status sanitário. "Um país onde não tem ocorrência de febre aftosa há cinco anos não poderia ser discriminado dessa forma". Ao fim dos debates, foram escolhidos por aclamação os coordenadores dos trabalhos do Fórum dos dois países, Jorge Nuñes del Prado (presidente da comissão técnica da Asocebu) pela Bolívia e Jonathan Pereira Barbosa pelo Brasil. Eles serão responsáveis por dar continuidade aos trabalhos do Fórum, indicando as ações que devem ser tomadas por ambas as partes. Orlando Baez se prontificou a encaminhar um resumo das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os passos a serem seguidos pelo lado brasileiro.
A próxima reunião do Fórum Brasil-Bolívia: Intercâmbio Comercial de Bovinos será em setembro, na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, durante a realização da Expocruz.

Fonte: Adriano Garcia

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar