Português
17 DE MARÇO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ faz reivindicações à Dilma Rousseff

Prioridades do setor pecuário também serão encaminhadas pela entidade aos demais candidatos à Presidência da República

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, acompanhado dos diretores da entidade, recepcionou na tarde de hoje (17/03) na sede da associação, em Uberaba/MG, a ministra da Casa Civil e pré-candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff.
A ministra chegou ao Parque Fernando Costa por volta das 14h30. Em seguida, almoçou em uma churrascaria no interior do parque de exposições. Dilma Rousseff chegou à sede da ABCZ por volta das 15h45. Ela conheceu a galeria de fotos da entidade que reúne todos os presidentes da República que visitaram a associação.
Na sequência, a ministra participou de reunião com a diretoria da ABCZ, representantes das associações promocionais das raças zebuínas e lideranças rurais. Participaram da reunião o 1º Vice-Presidente da ABCZ, Jonas Barcellos Corrêa Filho e os diretores Luiz Cláudio Paranhos, José Rubens de Carvalho, Paulo Ferolla, Gabriel Prata Rezende, Leila Borges e Frederico Diamantino. Também estavam presentes os presidentes das associações promocionais da raça brahman, José Amauri Dimarzio; raça gir José Sab Neto; raça gir leiteiro Silvio Queiroz; raça tabapuã Renato Garcia Fernandes e José Henrique Fugazolla, representando as raças indubrasil e sindi. Também participaram da reunião o pecuarista João Carlos Di Gênio e representantes de entidades do setor rural como Copervale, Certrim, Amur, Girolando, Credileite, Fundagri, Fazu, Uniube, IFET, UFTM, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Pólo de Excelência em Genética Bovina, entre outras.
Durante o encontro, o presidente da ABCZ falou sobre a adaptação e produção das raças zebuínas em solo brasileiro. José Olavo fez uma breve explanação sobre o trabalho da ABCZ de registro genealógico, promoção e melhoramento genético dos zebuínos em todo território nacional. Na oportunidade, o presidente da ABCZ reiterou o convite para que a ministra participe da ExpoZebu 2010 (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), que será realizada entre 28 de abril e 10 de maio.
José Olavo também falou sobre algumas reivindicações importantes do setor em prol do desenvolvimento da pecuária brasileira. No item política, os representantes pedem que o próximo Presidente da República escolha um representante que conheça as necessidades do setor agropecuário para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no próximo mandato.
As principais reivindicações da categoria dizem respeito ao meio ambiente. Os pecuaristas pedem a revisão do Código Florestal para que a legislação respeite as peculiaridades de cada bioma; a simplificação, descentralização e agilidade na emissão das licenças ambientais; remuneração dos produtores rurais pela preservação da reserva legal e APP (Área de Preservação Permanente) e abertura de linhas de crédito para recuperação de pastagem, uma vez que pastagens bem manejadas podem absorver CO2 e armazenar matéria orgânica no solo em até 4%, nível superior ao das florestas tropicais.
Outro ponto salientando por José Olavo diz respeito à segurança no campo, através da coibição de ações que desrespeitam o direito de propriedade e prejudicam o sistema produtivo do setor. Também entraram na pauta de reivindicações: o cuidado com a questão logística, principalmente devido à precariedade de portos e estradas, que afetam diretamente o desempenho do setor; com a sanidade, através da continuidade do programa de erradicação da febre aftosa do governo atual e ampliação dos recursos para execução do programa de erradicação da doença e ainda a preocupação com o mercado internacional, através da abertura de novos mercados, com um maior empenho do governo federal nas revisões dos protocolos sanitários com países que são considerados mercados importantes para genética bovina, animais vivos, carne e leite.
Logo após a reunião, a ministra concederá uma entrevista coletiva à imprensa. Em seguida, ela segue para a empresa Geneal, na BR-050, onde conhecerá o que há de mais avançado em termos de tecnologia genética aplicada a zebuinocultura.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar