Português
08 DE MARÇO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Uberaba entra no roteiro do Circuito Banco do Brasil

Cidade mineira receberá competição pela primeira vez a partir desta quinta-feira

Chegou a vez de Uberaba (MG) no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A cidade mineira entrará no roteiro da competição mais importante do país pela primeira vez a partir desta QUINTA-FEIRA (11.03), quando receberá as disputas da terceira etapa da temporada 2010. A arena de jogos foi montada no Parque Fernando Costa-Associação Brasileira de Criadores de Zebu (Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110) e a entrada será gratuita nos quatro dias da competição, que se estenderá até DOMINGO (14.03).

A etapa mineira do Circuito Banco do Brasil contará com transmissão pela internet. Todos os jogos realizados na quadra central entre SEXTA-FEIRA (12.03) e domingo serão transmitidos ao vivo pelo site da CBV, através do link http://www.cbv.com.br/cbv2008/cbbvp/aovivo.asp

A entrada de Uberaba no calendário do Circuito Banco do Brasil marca também o retorno de Minas Gerais à competição. Desde 2007, quando Juiz de Fora (MG) recebeu etapa, o Estado não sediava o torneio.

Se Uberaba nunca recebeu o Circuito Banco do Brasil, a vizinha Uberlândia (MG), sim. Foi em 2001, quando a cidade mineira consagrou os campeões Ana Paula e Adriana (MG/RJ), no feminino, e Franco/Roberto Lopes (CE), no masculino.

No entanto, a cidade mineira com maior número de participações no Circuito Banco do Brasil é a capital Belo Horizonte, palco da disputa em oito das 14 passagens da competição pelo Estado. Também já receberam o torneio Ipatinga (MG) e Betim (MG).

Ao longo das 14 vezes que o Circuito Banco do Brasil passou por Minas Gerais, a carioca Adriana Samuel, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, consagrou-se como a maior vencedora no Estado. A carioca venceu três vezes com Mônica (RJ) - 1993, 1994 e 1995 -, uma com a campeã olímpica Sandra Pires (RJ) - 1999 - e outra com Ana Paula (MG) - 2002.

Octacampeãs do Circuito Banco do Brasil, Adriana Behar e Shelda (RJ/CE) são tricampeãs nas areias mineiras: 1997, 1998 e 2000. Em 2009, Juliana e Larissa (CE/PA), vencedoras das três primeiras etapas do ano, e a gaúcha Tatiana (RS), que terá Priscilla Lima (RJ) a seu lado, lutarão pelo tricampeonato.

Entre os homens, três atletas, dois deles em atividade, dividem o posto de maior campeão nas areias do Estado. Um deles é o cearense Franco, de 43 anos, que venceu duas vezes com o conterrâneo Roberto Lopes (CE) - 1994 e 2001 - e outra com o capixaba Loiola (ES). Em 2010, Franco terá a seu lado o paraense Jan.

O campeão olímpico Ricardo (BA) também está lista. O baiano, atual parceiro de Pedro Solberg (RJ), foi campeão em 1998 e 2000 formando dupla com o paraibano Zé Marco e venceu ainda em 2007, já com Emanuel (PR). Já aposentado, Zé Marco subiu ao lugar mais alto do pódio também em 1993, quando tinha o baiano Paulo Emílio como parceiro.

O torneio na cidade mineira começará na quinta-feira, com o torneio qualifying, onde estarão em ação duplas masculinas e femininas em busca das oito últimas vagas do torneio principal, que começa na sexta-feira. Neste estágio da competição, 24 duplas em cada naipe - as oito vindas do qualifying e 16 pré-classificadas - jogarão em sistema de dupla eliminatória.

As 18 duplas em cada naipe que vencerem pelo menos uma partida na fase classificatória avançarão para a etapa eliminatória da competição, que compreende repescagem, oitavas e quartas-de-final, além das semifinais. Todos estes jogos serão realizados no SÁBADO (13.03).

No domingo, último dia de competição na cidade mineira, acontecerão as finais e disputas de terceiro lugar masculinas e femininas.

Todos os campeões da etapa mineira

1992 - Belo Horizonte - Anjinho/Loiola (RJ/ES)
1993 - Belo Horizonte - Mônica/Adriana (RJ) e Paulo Emílio/Zé Marco (BA/PB)
1994 - Belo Horizonte - Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1995 - Belo Horizonte - Adriana/Mônica (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1997 - Belo Horizonte - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)
1998 - Belo Horizonte - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
1999 - Belo Horizonte - Adriana/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 - Belo Horizonte - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001- Uberlândia - Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2002 - Betim - Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Lula/Adriano (PE)
2003 - Juiz de Fora - Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Franco/Loiola (CE/ES)
2004 - Ipatinga - Juliana/Larissa (CE/PA) e Alex/Luizão (MS/AM)
2006 - Juiz de Fora - Andrea Martins/Andrezza (AM) e Bruno/Guto (AM/SP)
2007- Juiz de Fora - Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar