Português
22 DE FEVEREIRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Lideranças do Meio Ambiente e Pecuária discutem posicionamento sobre Código Florestal

A ABCZ participa amanhã (23/02) de um novo fórum de discussão sobre o Código Florestal. Desta vez, o superintendente de Marketing da associação, João Gilberto Bento, representará a entidade durante reunião conjunta da Comissão Nacional de Meio Ambiente e do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte.
No período da manhã, as lideranças deverão definir estratégias da pecuária brasileira face à questão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e às mudanças climáticas. Para esse tema, foram convidados pesquisadores especialistas no assunto que apresentarão trabalhos em desenvolvimento, os quais embasarão as discussões.
Já no período da tarde, a discussão terá como tema principal o Código Florestal. Segundo o superintendente da ABCZ, esta reunião deve definir um posicionamento do setor produtivo quanto ao Código Florestal. "A discussão vem avançando há algum tempo. Há uma busca do equilíbrio entre produção de alimentos e conservação do meio ambiente. O debate contribui para desmistificar algumas questões. Entre a principal delas, a de que não existe bandido ou mocinho nessa história", afirma João Gilberto Bento.
Ele lembra que a realidade é que existe um setor que precisa produzir barato e que ao longo das últimas décadas usou a estratégia de produzir horizontalmente, ou seja, ocupando novas áreas. "Agora o agronegócio precisa produzir verticalmente, aumentando a produção, sem aumentar a área. Mas para isso é preciso haver planejamento e recursos subsidiados para fazer do agronegócio um setor sustentável", lembra Bento.
Em 2009, o agronegócio foi responsável por 42% das exportações brasileiras. "Há uma visão distorcida de uma parcela da sociedade que acredita que o agronegócio é contra a preservação ambiental. Pessoas que acham que a comida nasce na gôndola do supermercado. Mas a questão é muito mais complexa", conclui o superintendente da ABCZ.
A reunião será realizada na sede da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília/DF.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar