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08 DE FEVEREIRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ inicia processo de certificação para Normas ISO 14001 e ISO 9001

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está dando um passo importante no que diz respeito à gestão da qualidade de seus serviços e gestão ambiental. A entidade, que representa 18 mil criadores de zebu em todo o Brasil, será pioneira no setor pecuário ao implantar ações técnicas visando à certificação de um Sistema de Gestão Integrado do Meio Ambiente e da Qualidade, segundo as Normas Internacionais ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.


O interesse pela criação do sistema teve início após a realização da ExpoZebu 2009, quando a associação iniciou uma forte campanha em favor da sustentabilidade pecuária. "A proposta é que a ABCZ seja uma entidade que não só defende estes conceitos, mas também que trabalha conforme as regras internacionais", explica o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, um dos responsáveis pela implantação das certificações na entidade.


A empresa responsável pela consultoria, a ANNAEFER - Engenharia e Consultoria em Sistema de Gestão - já iniciou a primeira fase do processo no início deste mês, quando o consultor da empresa, Flávio Pimentel, visitou a sede da ABCZ, em Uberaba/MG. Durante a visita, Flávio iniciou a avaliação com o objetivo de diagnosticar e fazer o reconhecimento da entidade no que diz respeito à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. 


Atualmente, a ABCZ já utiliza um sistema de gestão visando à qualidade de seus processos, inclusive, através do uso de indicadores em relação aos prazos de realização dos serviços. Porém, o sistema não segue as exigências internacionais. "Acreditamos que o fato da ABCZ já possuir um sistema de gestão facilitará o processo de implantação da certificação internacional", revela Bento.


A próxima etapa do projeto será a elaboração e implementação do Sistema de Gestão Integrado (Meio Ambiente e Qualidade). A partir do mês de julho, tem início a terceira etapa do projeto, quando os colaboradores da ABCZ serão capacitados e treinados para atuarem em comitês de implementação. Em agosto, terão início as auditorias internas do sistema. Em janeiro de 2011, está prevista a realização de pré-auditoria de certificação e na sequência a auditoria de certificação.


O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, acredita que esta ação pioneira da ABCZ poderá ser importante para que outras empresas do setor e até mesmo os criadores possam desenvolver sistemas de gestão visando à qualidade de serviço e também a correta gestão do meio ambiente.

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