Criadores de Tabapuã participam de PGP na Bahia
O evento teve início no dia 16 de outubro com a pesagem dos animais e se estenderá até o dia 28 de maio de 2010. Além disso, os zebuínos farão exames para avaliar precocidade, fertilidade e acabamento de carcaça. Durante as provas, serão feitas avaliações de temperamento em três etapas (pesagem de entrada, intermediária e final), avaliação de ultrassonografia de carcaça e também exame andrológico após o encerramento da prova. Aqueles com melhor desempenho serão premiados.
Segundo Lauro Fraga Almeida, técnico da ABCZ, o objetivo é avaliar os rebanhos e selecionar os animais capazes de produzir maior rendimento de carne a pasto. Os animais superiores devem ter o sêmen coletado, multiplicando sua qualidade genética, já provada a pasto. "Estamos fazendo também avaliação racial, de aprumos, de carcaça e características sexuais secundárias", explica.
No campo, os criadores puderam participar de atividades de demonstrações dos animais e produtos, além de acompanhar os resultados parciais das provas. A programação contou ainda com as palestras do Dr. Humberto Wernersbach da Fertilizantes Heringer, Prof. Décio da Sopec Nutrição Animal, Marcos Laboury, da Alta Genetics, que falou sobre a inseminação artificial como ferramenta de lucro na propriedade e Lauro Fraga da ABCZ sobre o sumário, as provas e a Raça Tabapuã.
A Ouro Fino Saúde Animal participa do evento provendo os produtos que serão utilizados pelos animais da prova como vermífugos, ectoparasiticidas e brinco mosquicida. É uma oportunidade para divulgar soluções veterinárias para a pecuária e consolidar a sua participação no mercado junto aos criadores ligados ao Núcleo 3 Fronteiras. "Sabemos do potencial da raça e dos criadores envolvidos, por isso estamos participando da PGP ", observa o gerente comercial da Ouro Fino Saúde Animal em MG, André Bruzzi.
Segundo Lucio Assis, gerente comercial da Ouro Fino Saúde Animal na Bahia " a região da tríplice fronteira (MG/ BA/ ES) é um dos mais importantes núcleos de criação do Tabapuã do país " . Temos aqui uma genética zebuína, provada a pasto, completa Peter Bélico, gerente comercial da Ouro Fino no ES e RJ.
Mais de 120 pessoas da região visitaram o evento, que teve a organização da Fazenda Kaylua e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã) e Prefeitura Municipal de Lajedão, e patrocínio da Ouro Fino Agronegócio, Alta Genetics, Fertilizantes Heringer e Sopec Nutrição Animal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ouro Fino