Português
03 DE DEZEMBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Pró-Genética chega à Bahia em 2010

O próximo estado a desenvolver ações do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino) será a Bahia. A mobilização para que o melhoramento genético chegue ao rebanho dos pequenos e médios criadores baianos teve início durante a Fenagro 2009, que está sendo realizada em Salvador, entre os dias 28 de novembro e 06 de dezembro.
O primeiro passo para a implantação do projeto na Bahia, aconteceu nesta segunda-feira (30/11), quando o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, ministrou palestra sobre o programa no estande da Associação Baiana dos Criadores de Nelore, no interior do Parque de Exposições.
O interesse fez com que no dia 1º de dezembro fosse realizada uma reunião com representantes das principais entidades ligadas à pecuária no estado. Além do superintendente da ABCZ, participaram da reunião os técnicos da entidade Marcelo Miranda e Simeão Machado; Antônio Maia e Raul Magno Souza Pinto, do Sebrae; Yêda Brito, do Banco do Nordeste; Ademar Reis Filho, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola; José Márcio Cardoso e Luiz Freire, do Senar; Raimundo Sampaio e André Quadros, da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Marcelo Martins, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB).
Durante a reunião, ficou definido que as entidades começarão ainda este ano a mobilização para que a primeira feira de touros do Pró-Genética seja realizada no estado no mês de março de 2010. "O primeiro evento deve acontecer no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Também há possibilidade de realização de feiras nas cidades de Mundo Novo e Itamaraju", informa Bento.
Um grande desafio para o estado será a melhoria da qualidade da produção de leite. "O número de criadores que realizam o Controle Leiteiro Oficial ainda é pequeno no estado. O Pró-Genética vai sinalizar o caminho para as provas zootécnicas e avaliações genéticas. Por isso, as feiras deverão ofertar principalmente animais guzerá e gir leiteiros", acrescenta o superintendente da ABCZ.
Em 2010, a ABCZ junto com o Governo de Minas deve fortalecer ainda mais o programa no estado. No próximo ano, também deve ocorrer a consolidação do projeto no Espírito Santo, a implantação definitiva na Bahia, e o início das atividades nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Todo o material didático e promocional do Pró-Genética, que será utilizado durante a expansão do programa nestes demais estados foi financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar