Femig está definitivamente no calendário de feiras do Parque Fernando Costa
O anúncio de que a Femig será realizada definitivamente em Uberaba aconteceu à tarde, durante palestras proferidas aos jovens rurais do projeto Transformar, da Emater e do Governo de Minas. Um documento foi formalizado com assinaturas dos presidentes da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, e da Emater-MG, José Silva Soares, tendo como testemunhas o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, o superintendente Geral, Agrimedes Albino Onório, e o gerente da Emater em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus.
Ao se pronunciar na abertura oficial da feira, o presidente José Olavo manifestou sua satisfação em contar com a parceria do Governo de Minas e da Emater, que abraçaram o projeto Pró-Genética que hoje é responsável pelo acesso de pequenos e médios produtores a tourinhos de qualidade, tudo em prol da melhoria dos rebanhos. "O empenho do José Silva, que considero um amigo particular, tem sido fundamental para o sucesso do Pró-Genética. Temos aqui uma parceria consolidada e que, tenho certeza, será duradoura. Ele e eu deixaremos as entidades que comandamos, mas a sustentabilidade que implantamos é o que nos dignifica. Porque sabemos que esse trabalho está edificado em um forte alicerce", afirmou.
José Silva, da Emater, chamou atenção, em seu pronunciamento, para a abertura que a ABCZ possibilitou aos pequenos produtores, prova de que a entidade está voltada ao produtor rural com um todo. Palavras endossadas pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, Gilman Viana, que arrematou: "não me surpreendo com a iniciativa do José Olavo em trazer para a casa do zebu pequenos e médios produtores. Ele, assim como toda a ABCZ quer o melhor para nossa agropecuária e os pequenos e médios produtores são parte importante disso. A ABCZ demonstra que está lado a lado com o produtor", finaliza.
Ainda durante a abertura da feira, o superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Tércio Pascoal, formalizou repasse de R$ 30 milhões que foram canalizados pelo Governo Federal, especificamente para o Pró-Genética. O Banco do Brasil fixou estande no local da feira, que atenderá aos produtores durante os dias do evento, que vai até domingo. Nesse espaço, o visitante tem a sua disposição desde explicações sobre forma de pagamento até a formalização de cadastro para financiamento e aquisição de produtos agrícolas e de tourinhos que participam do Pró-Genética.
Empresas de implementos agrícolas e máquinas estão presentes no evento, que reúne agora 140 estandes. Também o artesanato e a culinária mineira marcam presença em peso. A feira é aberta ao público e os visitantes de Uberaba e região ainda contam com praça de alimentação no local. A feira acontece dentro do pavilhão multiuso, no final da avenida principal do Parque, atrás da pista de julgamentos.