Português
09 DE NOVEMBRO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Colômbia quer importar genética zebuína brasileira

Terminou ontem (08/11) na Colômbia, a 62ª Feria Nacional Cebú 2009. O zebu brasileiro foi um dos destaques da exposição. Representantes do consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics divulgaram o potencial das raças zebuínas selecionadas no Brasil durante a feira colombiana, iniciada no dia 3 de novembro em Girardot. De acordo com assessor de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gerson Simão, os colombianos demonstram grande interesse pelas raças zebuínas, principalmente a brahman (para produção de carne) e a gir leiteiro (para leite).

Na Colômbia existe uma demanda interna grande para o leite e com possibilidade de crescimento caso o consumo aumente entre a população mais pobre. O consumo de leite pelas classes menos favorecidas da Colômbia é de apenas 34 litros por ano, enquanto as mais altas superam 70 litros. A produção leiteira da Colômbia também poderá atender o mercado externo para o leite em pó. Em relação ao mercado de material genético, a exportação de sêmen e embriões está liberada, o que faz do país um mercado potencial para a genética zebuína brasileira.

A 62ª Feria Nacional Cebú 2009 foi o último evento internacional do Brazilian Cattle em 2009. Participaram da exposição, junto com a ABCZ, as empresas associadas do consórcio, Coimma, Cenatte e ABS Pecplan. O Brazilian Cattle está definindo a programação das feiras internacionais que irá participar em 2010 para divulgar a pecuária zebuína brasileira.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar