Português
03 DE NOVEMBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Salão da Cachaça e Museu do Queijo serão atrações da FEMIG

A Femig (Feira da Agroindústria Familiar e do Emprendedorismo Rural de Minas Gerais), que acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, trará como principais atrações para os visitantes, o Salão da Cachaça e o Museu do Queijo.
No Salão da Cachaça, os visitantes poderão conhecer variadas marcas do produto que são fabricadas em diversas regiões de Minas Gerais. Já no Salão do Queijo haverá uma exposição de fotos e produtos, que contarão a evolução da produção e comercialização do queijo no estado. No local, também acontecerá a final do 3º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que escolherá o melhor queijo mineiro de 2009.
Outro concurso que será realizado durante a FEMIG é a Olimpíada Mineira do Artesanato Rural. Nela, os produtos artesanais produzidos por produtores rurais do estado irão a julgamento. Na sequência, os melhores produtos serão premiados.
A expectativa da  Emater-MG e ABCZ, promotoras do evento, é de levar ao parque Fernando Costa entre 10 e 13 mil visitantes. A feira receberá caravanas de agricultores familiares do interior de Minas e São Paulo. É esperada a participação de cinco mil produtores que trabalham diretamente com o processamento artesanal de alimentos em agroindústrias individuais ou coletivas.
Sobre a feira
A feira promete ser novamente uma boa oportunidade para que pequenos e médios produtores rurais possam ter acesso à tecnologia, para assim melhorar a produtividade no campo, além de ser um importante meio para divulgação dos produtos de Minas Gerais, troca de experiências, informações e  oportunidade de negócios.
Promovida pelo Governo de Minas, através da Emater-MG, juntamente com a ABCZ, a feira trará muitas atrações. O evento principal será uma mostra de máquinas e equipamentos agrícolas, que será realizada com o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Através da demonstração destas tecnologias, os produtores poderão negociar os produtos diretamente com as empresas e financiar o pagamento no local através do Programa Pronaf Mais Alimentos, do Governo Federal. O programa libera um crédito acima de R$ 7.000,00 e até R$ 100.000,00 para financiamento de equipamentos agrícolas, com juros de 2% ao ano, com prazo para pagamento de até 10 anos e carência de até 3 anos.
Caravanas de produtores de 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já confirmaram presença no evento, que também deve contar com a participação de produtores da região norte do estado de São Paulo e de outras regiões de Minas Gerais.
Além de um excelente momento para atualizar as tecnologias das propriedades a FEMIG será um importante canal de promoção dos produtos da agroindústria familiar do estado. No local, os visitantes poderão conhecer e se deliciar com alguns produtos tipicamente mineiros. As associações de produtores rurais promoverão durante a FEMIG uma mostra de comidas e artesanato. "Está será uma oportunidade das associações de produtores apresentarem seus produtos, como quitandas, compotas de doces, mel, licores, queijo mineiro, cachaça, e o próprio artesanato para venda direta aos consumidores", conta Gustavo Laterza, gerente da Emater, em Uberaba.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar