Português
29 DE OUTUBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Embaixador do Quênia falece em Uberaba

O embaixador do Quênia no Brasil, Pius Barasa Namachanja, faleceu na tarde de hoje (29/10), em Uberaba/MG. Ele sentiu-se mal durante a visita de uma comitiva de diplomatas a uma fazenda da região de Uberaba, onde os representantes internacionais conheciam um pouco mais sobre o potencial das raças zebuínas leiteiras.
Logo após passar mal, ainda no local, o embaixador foi atendido por uma ambulância do SAMU. Na sequência, Namachanja foi encaminhado ao hospital, onde equipe médica já o aguardava, após contato do presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, com a equipe do Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial. O embaixador deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, em estado grave por volta das 17h.

O embaixador do Quênia veio a falecer por volta das 17h30, conforme informações da Assessoria de Imprensa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O Secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, que acompanhava a comitiva de embaixadores, juntamente com o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, se encarregaram de tomar as devidas providências.

Logo após ser informado sobre o óbito pelo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Virmondes Rodrigues Júnior, o presidente da ABCZ manifestou seu pesar com a notícia. "Infelizmente, fomos surpreendidos com esta fatalidade. Juntamente com o ministério e o Itamaraty, a ABCZ se encarregará das providências necessárias", afirmou.
Esta era a segunda visita do embaixador do Quênia à cidade de Uberaba. Em novembro do ano passado, ele esteve visitando a cidade para conhecer fazendas e empresas do setor de genética bovina. Na ocasião, Namachanja informou que a visita deveria resultar em breve retorno de uma comitiva queniana, formada por representantes do governo e produtores rurais, ao Brasil. "O sistema de produção brasileiro é bem diferente do nosso e pode servir de exemplo para o Quênia. Nosso país exporta carne, mas precisa importar leite", disse ele na época à Assessoria de Imprensa da ABCZ.
Namachanja era embaixador do Quênia no Brasil desde outubro de 2006.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar