Português
29 DE OUTUBRO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Embaixadores conhecem o potencial do zebu

Embaixadores de quase 30 países estão em Uberaba (MG) para conhecer as raças zebuínas leiteiras e o girolando. O grupo acompanhou na parte da manhã palestras sobre a pecuária leiteira, suas potencialidades e as características de cada raça. O encontro foi aberto pelo presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), José Olavo Borges Mendes, que destacou a importância dos avanços genéticos do rebanho nacional para o aumento da produção de carne e leite.

"Há hoje no mundo um grande interesse pelo material genético do Brasil e não apenas na produção de carne e no animal vivo", informou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, do Ministério da Agricultura, Célio Porto. Segundo o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Newton Ribas, este é o início de um grande trabalho de divulgação da pecuária brasileira. O próximo passo será a abertura da negociação com os países que demonstrarem interesse em importar a genética zebuína.

O gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Gerson Simão, apresentou aos embaixadores as raças zebuínas existentes no Brasil. Na sequência, o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Maurício Coelho, abordou como a raça surgiu e qual tem sido a contribuição do rebanho girolando para a pecuária nacional. A série de palestras foi encerrada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Silva, que mostrou como são feitos os testes de progênie do Girolando e do Gir Leiteiro.

Agora a tarde, os embaixadores irão visitar a central de inseminação Alta Genetics e a fazenda Terras de Kubera, onde conhecerão animais das raças girolando e gir.  Participam do encontro diplomatas dos países: África do Sul, Arábia Saudita, Catar, Coréia do Sul, Costa Rica, Egito, Filipinas, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Quênia, República Dominicana, Rússia, Senegal, Sudão, Uruguai e Vietnã.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar