Workshop discute cenários futuros dos programas de melhoramento de leite
Tem início na tarde de hoje (27/10), na sede da ABCZ, o workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite: perspectivas e desafios", promovido pelo Pólo de Excelência em Genética Bovina/SECTES, ABCZ, Embrapa Gado de Leite e Epamig, com o apoio do SEBRAE/MG e a colaboração do Hospital Veterinário de Uberaba.
O objetivo do encontro, que reúne representantes de associações de criadores, empresas de pesquisa, universidades e centrais de inseminação artificial de cinco estados é avaliar o estado da arte, discutir cenários futuros e elaborar proposta de sustentabilidade para os programas de melhoramento genético de bovinos de leite no Brasil.
A intenção é que durante o evento seja possível identificar o grau de aceitabilidade dos atuais programas de melhoramento; revisar o "modus operandi" do controle leiteiro oficial e sua supervisão; avaliar a forma de participação das Centrais de Inseminação; além do desenvolvimento de estratégia de gestão conjunta dos recursos humanos, físicos e financeiros que dão suporte aos programas de melhoramento animal (sustentabilidade dos programas); definição de novas prioridades para cada programa de melhoramento animal e elaboração de estratégia de divulgação dos programas de melhoramento e dos resultados das avaliações genéticas aos produtores.
Participam do encontro representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento Agrário, ABCGil, GIRGOIÁS, ACGB/CBMG, ABCSindi, ABCRH, ACGJB, ASSOGIR, ABCZ, Girolando, ABS Pecplan, Alta Genetics, Lagoa da Serra, Nova Índia, Emater/MG, Epamig, Emparn, Emepa, Embrapa/Gado de Leite, UFMG, UFV, UFU, UFLA e UNESP.
Confira a programação do evento:
Dia 27 de outubro:
De 14h às 17h50:
Apresentação da metodologia (resumo da parte técnica e operacional) utilizada nos programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros, principais avanços e restrições dos programas.
14h00 às 14h15 - Abertura do evento
14h15 às 14h50 - Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro - Dr. Aníbal Eugênio Vercesi Filho - APTA e Dr. Rui da Silva Verneque - ABCGil/EMBRAPA Gado de Leite/ABCZ;
14h50 às 15h25 - Programa PMGZ/ABCZ - Carlos Henrique Cavallari Machado/Dra. Lenira El Faro - UNESP Jaboticabal/ABCZ;
15h25 às 15h40 - Coffe break
15h40 - 16h15 - Programa de Melhoramento Genético para Leite da raça Gir do Estado de Goiás - Dr. Ivan Luz Ledic - GIRGOIÁS/ EMBRAPA Gado de Leite /ASSOGIR/ABCZ
16h15 às 16h40 - Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá Leiteiro - Dra. Maria Gabriela Campolina Diniz Peixoto - ABCGil/EMBRAPA Gado de Leite/ABCZ e Dra. Vânia Maldini Penna - CBMG;
16h40 às 17h15 - Holandês - Dr. Marcos Vinícius;
17h15 às 17h50 - Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) - Dr. Marcos Vinícius Barbosa da Silva - EMBRAPA Gado de Leite, coordenador do PMGG.
Dia 28 de outubro:
MANHÃ:
De 8h às 10h:
Apresentação das Centrais de IA - visão das centrais sobre benefícios/dificuldades da utilização dos programas existentes; repercussão e importância comercial dos sumários (aceitabilidade), sugestões sobre maneiras mais efetivas das centrais participarem dos programas.
8h00 às 8h25 - ABS Pecplan
8h25 às 8h50 - Alta Genetics
8h50 às 8h15 - CRV Lagoa
8h15 às 8h35 - Nova Índia
8h35 às 10h - Espaço para discussão
10h às10h15 - Coffe break
De 10h15 às 12h15 - Controle leiteiro (metodologias)
10h15 às 10h55 - Controle leiteiro de raças zebuínas (ABZC) - Carlos Henrique Cavallari Machado
10h55 às 11h35 - Gestão operacional do PNMGL - André Rabelo Fernandes - ABCGil
11h35 às 12h10 - Controle leiteiro da raça Girolando - Leandro Carvalho Paiva
12h15 às 14h - Intervalo para o almoço
TARDE:
De 14h às 18h:
Formação de 3 (três) grupos de trabalho e discussão (grupos heterogêneos formados por representantes dos vários segmentos) para a apresentação de propostas e definições para:
- Incremento do controle leiteiro oficial e sua supervisão;
- Ampliação da participação das Centrais de Inseminação;
- A gestão conjunta dos recursos humanos, físicos e financeiros que dão suporte aos programas de melhoramento animal (sustentabilidade dos programas);
- Definição de prioridades nos programas de melhoramento leiteiro;
16h às 16h15 - Coffe break
16h15 às 17h15 - Apresentação das propostas e conclusões pelos grupos de trabalho;
17h15 às 18h - Confecção da agenda de trabalho, com definição de ações a serem executadas e os responsáveis pelas mesmas.