Português
23 DE OUTUBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

FEMIG deve atrair 13 mil pessoas em três dias de feira

A Femig (Feira da Agroindústria Familiar e do Emprendedorismo Rural de Minas Gerais), que acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, deve atrair ao Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, aproximadamente 13 mil visitantes. A expectativa da Emater-MG e da ABCZ, promotoras do evento, é de levar ao parque pelo menos sete mil moradores de Uberaba para visitação e aquisição de produtos da agroindústria de alimentos e artesanato de várias regiões do estado de Minas Gerais.
A feira receberá ainda caravanas de agricultores familiares do interior de Minas e São Paulo. É esperada a participação de seis mil produtores que trabalham diretamente com o processamento artesanal de alimentos em agroindústrias individuais ou coletivas.

Sobre a feira
A feira promete ser novamente uma boa oportunidade para que pequenos e médios produtores rurais possam ter acesso à tecnologia, para assim melhorar a produtividade no campo, além de ser um importante meio para divulgação dos produtos de Minas Gerais, troca de experiências, informações e  oportunidade de negócios.
Promovida pelo Governo de Minas, através da Emater-MG, juntamente com a ABCZ, a feira trará muitas atrações. O evento principal será uma mostra de máquinas e equipamentos agrícolas, que será realizada com o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos). Através da demonstração destas tecnologias, os produtores poderão negociar os produtos diretamente com as empresas e financiar o pagamento no local através do Programa Pronaf Mais Alimentos, do Governo Federal. O programa libera um crédito acima de R$ 7.000,00 e até R$ 100.000,00 para financiamento de equipamentos agrícolas, com juros de 2% ao ano, com prazo para pagamento de até 10 anos e carência de até 3 anos.
Caravanas de produtores de 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já confirmaram presença no evento, que também deve contar com a participação de produtores da região norte do estado de São Paulo e de outras regiões de Minas Gerais.
Além de um excelente momento para atualizar as tecnologias das propriedades a FEMIG será um importante canal de promoção dos produtos da agroindústria familiar do estado. No local, os visitantes poderão conhecer e se deliciar com alguns produtos tipicamente mineiros. As associações de produtores rurais promoverão durante a FEMIG uma mostra de comidas e artesanato. "Está será uma oportunidade das associações de produtores apresentarem seus produtos, como quitandas, compotas de doces, mel, licores, queijo mineiro, cachaça, e o próprio artesanato para venda direta aos consumidores", conta Gustavo Laterza, gerente da Emater, em Uberaba.
Durante a FEMIG, também serão realizadas as etapas finais dos concursos estaduais que escolherão o melhor queijo minas artesanal e a melhor cachaça do estado de Minas Gerais.


Números
Na feira de 2008, máquinas e implementos agrícolas representaram 45% dos negócios da Femig. O público participante foi de 6 mil pessoas, com a participação de 91 expositores.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar