Português
21 DE OUTUBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

ABCZ busca apoio para transformar Uberaba em grande pólo de genética

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está disposta a transformar o município de Uberaba, onde está localizada a sede da entidade, em um grande pólo de genética bovina. Além de ampliar e consolidar a atuação das empresas da iniciativa privada, a entidade está em busca de novos parceiros para fazer da cidade referência em pesquisa e produção de conhecimento.
Durante reunião realizada ontem (20/10), em Belo Horizonte/MG, o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, acompanhado dos superintendentes da associação Agrimedes Albino Onório e João Gilberto Bento, conversou com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal sobre o projeto do pólo.
De acordo com o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, uma das propostas é a criação de um centro de inteligência, onde seja possível oferecer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para atrair profissionais com alto grau de conhecimento, e assim aumentar a massa crítica na região. A proposta foi bem recebida pelo secretário, que se dispôs a trabalhar pelo projeto.
Na capital mineira, o presidente da ABCZ também se reuniu com o professor de Melhoramento Animal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Jonas Carlos Campos Pereira para apresentar o projeto. A ideia é que o professor colabore com a implantação do pólo.

Pólo
O primeiro passo para a transformação de Uberaba em uma referência em genética bovina foi a criação do Pólo de Excelência em Genética de Bovinocultura, cujo convênio de cooperação técnica e financeira foi estabelecido em novembro de 2008, através da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais). No início de 2009, o Pólo começou a funcionar na sede da ABCZ, sob a coordenação da zootecnista Beatriz Cordenonsi Lopes. Atualmente, um plano de negócios, para fazer um levantamento das ações necessárias para o desenvolvimento da genética bovina na região está sendo feito pela empresa Rehagro.
Uberaba foi escolhida como sede do pólo pelo fato de ser reconhecida internacionalmente pela seleção de gado zebu, além de se destacar juntamente com outras três microrregiões do estado mineiro (Uberlândia, Ituiutaba e Frutal) na bovinocultura, respondendo por 32% do rebanho estadual.
O comitê gestor do Pólo é formado por representantes da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), ABCZ, UNIUBE (Universidade de Uberaba), ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFLA (Universidade Federal de Lavras).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar