Português
13 DE OUTUBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

ABCZ realiza visita técnica ao Egito

O gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Gerson Simão, o assistente de Relações Internacionais da entidade, Guilherme Soares, e o diretor da empresa Agroexport, Alexandre Cunha, irão realizar visitas técnicas, durante o mês de outubro, no Egito. Mas aliada a esse objetivo, existe uma nova perspectiva que se abre para a comercialização de material genético entre Brasil e Egito. Graças à viabilização da assinatura do protocolo sanitário, em 2007, as exportações de sêmen, embriões e animais vivos estão liberadas para aquele país. Após a abertura desse mercado, começou um trabalho para divulgação do potencial do zebu brasileiro, com doações de sêmen e embriões de zebu e dos cruzamentos zebuínos. O resultado desse primeiro momento já pode ser observado com a comprovação dos animais nascidos em território egípcio.
 
Agora, os contatos realizados poderão render o aquecimento das relações comerciais, despertando interesse dos criadores pelo cruzamento dos zebuínos com a raça local, a baladi, que é de dupla aptidão. No dia 17 de outubro, a comitiva visita os animais frutos das doações de material genético feitas por empresas brasileiras associadas ao Brazilian Cattle Genetics, empresa criada pela ABCZ em parceria com a APEX Brasil para fomentar a abertura de novos mercados. No dia seguinte, estão previstas reuniões e visitas técnicas a importadores em potencial de animais vivos e material genético do Brasil. No dia 19, eles visitam um confinamento ou frigorífico do país.
 
 
Retrospectiva
 
Durante a ExpoZebu 2007, as empresas que compõem o consórcio Brazilian Cattle Genetics fizeram a doação de um pacote tecnológico para o Egito, através de parceria com a Universidade de Alexandria. A Alta Genetics fez a doação de 80 doses de sêmen do touro brahman MR V8 920/5, 40 doses do nelore QUARK, 40 doses do nelore DVORAK, 40 doses do gir leiteiro ESTANHO, 40 doses do gir leiteiro NOBRE.  A Lagoa da Serra doou 20 doses de sêmen gir leiteiro NAPOLITANO TE da CAL, 20 doses de guzerá JAGUNÇO DE ALAGOINHA, 20 doses de nelore SOLIMÕES, 20 doses do tabapuã Q-KAPY DA D BRANCA e 20 doses de brahman MR BEER 102. A Sersia fez a doação de 30 doses de sêmen do nelore GUDY DA LAGOA, 30 doses do tabapuã 804-296 DA ITABAIANA, 30 doses do gir leiteiro VALEOURO DA SILVANIA e 30 doses de guzerá BATILA DA CACA.
 
Já a Cenatte fez a doação de 16 embriões BAIANA x LEDUC e seis embriões BAIANA x BOSS. A Agroexport doou cinco fêmeas prenhas da raça girolando. A COIMMA fez a doação do Imobilizador bovino IMOGADO, enquanto as empresas Wolf Seeds e Matsuda doaram sementes para pastagem e assistência técnica. A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) também contribuiu com assistência técnica, sobretudo, nas áreas de pastagem e irrigação. Quem também participou do pacote tecnológico foi a empresa Ouro Fino, com a doação de medicamentos, e a ABCSindi (Associação Brasileira dos Criadores de Sindi), com a doação de sêmen da raça.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar