Português
08 DE OUTUBRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Espírito Santo tem demanda aquecida para touros melhoradores

Prestes a realizar a primeira feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), o estado do Espírito Santo tem pela frente um importante desafio: melhorar a qualidade do rebanho, tanto de corte como de leite. No estado, a oferta reduzida de tourinhos com genética reconhecida não tem acompanhado a crescente demanda por machos, que podem garantir maior número de produtos, com melhor qualidade, além do aumento da produção de leite.
De acordo com o responsável técnico pelo Escritório Regional da ABCZ em Vitória/ES, Lauro Fraga, o estado conta com uma demanda anual de aproximadamente 3 mil touros com genealogia. "O que percebemos é que os pequenos e médios produtores, que representam 90% dos produtores do estado, ainda continuam utilizando os chamados ‘touros de boiada', sem genealogia conhecida, sem genética e sem qualquer expectativa de melhorar a produtividade do rebanho", explica, lembrando que os pequenos criadores, geralmente, investem nas matrizes, esquecendo-se dos touros que irão emprenhá-las. Segundo o  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), de acordo com dados da última vacinação contra febre aftosa em 2008, o estado possui 900 mil matrizes em idade reprodutiva.

Lauro ressalta que o uso de um touro zebu puro no rebanho ajuda o criador a reduzir o índice de mortalidade, além de ampliar a quantidade de arrobas de bezerros desmamados. "O bezerro, fruto do cruzamento de reprodutor zebu com uma vaca mestiça leiteira, é um excelente animal para engorda tanto a pasto como em confinamento", lembra. Além destas vantagens, o retorno do investimento não é demorado, entre 18 e 24 meses, e com o capital conseguido através da venda dos bezerros, o criador também pode passar a investir na compra de matrizes com lactação conhecida.


Feiras


Um bom momento para a compra e venda de touros zebuínos registrados são as feiras do Pró-Genética, que a partir de outubro começam a ser realizadas no Espírito Santo, seguindo os mesmos critérios do programa desenvolvido em Minas Gerais.
Segundo o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, as feiras têm ajudado a desmistificar algumas questões com relação ao uso dos reprodutores zebuínos. A principal delas é em relação ao preço, já que nestas feiras, o tourinho é comercializado em média por R$ 3.500,00. Além disso, os criadores contam com linhas de crédito que garantem pagamento em até 4 anos, com dois anos de carência e juros baixos.
Após as feiras, os criadores interessados em vender ou adquirir touros registrados, podem procurar o escritório da ABCZ no estado para obter mais informações e fazer negócios durante todo o ano.


Ecoporanga

O município de Ecoporanga, noroeste do Espírito Santo, será o próximo a sediar uma feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado). O município foi escolhido pelo fato de possuir o maior rebanho bovino e ser o município de maior produção leiteira do estado.
No dia 16 de outubro, durante a feira, pequenos e médios criadores de todo o estado terão a oportunidade de adquirir touros zebuínos puros de origem e com Registro Genealógico Definitivo expedido pela ABCZ, com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho de corte e leite.
A feira acontece no Parque de Exposição Nilson Nardacci Figueiredo. No dia 15, os animais serão recepcionados e pesados. A compra e venda de tourinhos tem início no dia seguinte, a partir das 8h30, com atendimento técnico do IDAF, do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e ABCZ. Serão ofertados aproximadamente 90 touros das raças nelore, tabapuã, guzerá e gir.
Os animais poderão ser adquiridos através de linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sicoob e Banestes, através de limite de crédito pré-aprovado ou DAP (Documento de Aptidão ao Pronaf).
Para participarem da feira do Pró-Genética, os animais devem ter idade máxima de 42 meses, apresentarem exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose.
Mais informações através do telefone (27) 3328-9772 com Lauro ou pelo telefone (27) 3755-1836, com Alice.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar