Português
11 DE SETEMBRO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

PGP avalia temperamento de animais tabapuã

Animais tabapuã estão sendo avaliados em um trabalho inédito com a raça para medir o temperamento dos bovinos, já que esta característica está relacionada à qualidade da carne. Rebanhos de cinco propriedades localizadas na fronteira entre Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais já foram mensurados pela doutora Walsiara Maffei.
As medições de temperamento devem acontecer até o final de outubro. "Estamos dando prosseguimento à medição de pelo menos mil animais entre a desmama e sobreano, com o intuito de obtermos ‘um número de temperamento' para a raça. Será o primeiro trabalho científico referente a temperamento no tabapuã. Depois procuraremos correlações com desempenho, habilidade materna e fertilidade", explica o responsável Técnico pelo escritório da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) no Espírito Santo, Lauro Fraga. O trabalho está sendo realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã e de criadores da região.
As medições de temperamento estão sendo feitas nos animais inscritos para a 6ª Prova de Ganho em Peso (PGP) a Pasto do Núcleo Tabapuã 3 Fronteiras. Participam 52 animais de 13 criadores. Outras medições serão feitas no dia da pesagem inicial da prova, marcada para o dia 14 de outubro, e também na pesagem final, em maio do próximo ano. Esta edição da PGP está sendo realizada desde o dia na Fazenda Kaylua, no município de Lajedão (BA). Além da pesagem, os zebuínos participantes farão exames para verificar precocidade, fertilidade e acabamento de carcaça. O Núcleo 3 Fronteiras fará ainda a medição da ultrassonografia de carcaça dos animais e o exame andrológico ao final da prova.

 

 

 

 

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar