Português
27 DE AGOSTO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Leilão beneficente reúne pecuaristas e empresários de todo o País

Será realizado no dia 19 de setembro, sábado, às 12h, no Parque de Exposições de Gurupi (TO), o Leilão Pecuária Solidária, que será transmitido nacionalmente pelo Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), por meio do Agrocanal. Toda a renda gerada com as vendas dos lotes será revertida para as instituições APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa de Apoio São Luiz, que assiste pessoas carentes com câncer; Programa Mãe de Leite, que fornece leite em pó a três mil crianças mensalmente; Fazenda da Esperança - para recuperação de jovens dependentes químicos; e Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, um grupo de voluntárias que orienta e encaminha os pacientes para o tratamento da doença.

Com uma oferta bastante diversificada, serão leiloados bezerros de corte, reprodutores bovinos, equinos, ovinos, doses de sêmen, grãos, mudas de eucalipto e insumos agrícolas e pecuários. Os lotes foram doados por mais de 20 empresas e 130 pecuaristas, profissionais e agricultores atuantes nos quatro cantos do Brasil, que prontamente se ofereceram para colaborar com a iniciativa. "A ideia surgiu há um ano. Queria comemorar meu tempo de atuação no Tocantins, mas não com um evento comercial ou meramente festivo", explica o idealizador do evento e leiloeiro Eduardo Gomes. Segundo ele, a opção por entidades ligadas à área de saúde foi motivada por uma escolha pessoal. "É injusto e triste o sofrimento de pessoas carentes que necessitam de consulta médica, tratamento de saúde e até mesmo quando precisam adquirir medicamentos", explica. O apoio ao projeto é crescente e diversos pecuaristas discutem a possibilidade de tornar o Leilão Pecuária Solidária itinerante por outros estados brasileiros.

O evento contará com a presença de importantes lideranças da classe ruralista, uma delas é a senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu (DEM -TO). Aliás, ela já presidiu o Sindicato dos Produtores Rurais de Gurupi (TO), onde ocorrerá o leilão, e foi quem idealizou o Programa Mãe de Leite. Um ponto alto do leilão será o anúncio do lançamento de um projeto social inédito, também iniciativa do leiloeiro Eduardo Gomes e que deverá receber apoio de diversos pecuaristas, entidades de classe e empresas do segmento rural. Denominado Pecuária Solidária, como o leilão, a intenção é oferecer oportunidade de qualificação ao jovem produtor rural, tanto em termos de cursos profissionalizantes quanto de ensino superior. Para tanto, estão sendo feitos contatos com dezenas de universidades ligadas ao agronegócio. "Há ótima receptividade para esta iniciativa. Acredito ser uma forma de ajudar a combater o crescente êxodo rural", afirma.

Fonte: Pec Press - Imprensa Agropecuária

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar