Português
24 DE AGOSTO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Encontro de Controladores de Leite da ABCZ enfoca a padronização do serviço

Com o intuito de padronizar o serviço de Controle Leiteiro em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou nos dias 22 e 23 de agosto o 2º Encontro Nacional dos Controladores de Leite. O evento aconteceu no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e reuniu 62 controladores.

No primeiro dia, eles tiveram aulas teóricas sobre avaliação linear, sobre avaliação genética e fizeram a revisão do regulamento do Controle Leiteiro, serviço prestado pela associação nos rebanhos zebuínos de aptidão leiteira. Os dados coletados nas fazendas pelos controladores durante a pesagem da produção de leite das fêmeas são usados para a elaboração do Sumário de Touros, uma importante ferramenta de seleção animal. As palestras foram ministradas pelos técnicos da ABCZ Rodrigo Macedo e Enilice Garbelinni e pela professora da Unesp Lenira El Faro.

Após as aulas teóricas, os controladores participaram de aulas práticas sobre a metodologia de avaliação linear. A partir de setembro, eles passarão a coletar medidas morfológicas dos animais e os dados serão utilizados na avaliação genética do sumário de touros. Os controladores puderam aplicar nas aulas práticas as mudanças no regulamento. Algumas delas são: a possibilidade do criador indicar a utilização de substâncias galactogênicas em seus animais e de imprimir a RIU (Relatório Individual de Lactação) via internet e sem custos.

No último dia do curso, houve debate sobre os assuntos apresentados no dia anterior. Eles reforçaram o interesse em estabelecer e seguir critérios para a execução do Controle Leiteiro de forma padronizada, independente da região onde atuam. O número de animais inscritos no serviço vem crescendo nos últimos dez anos. No ano passado, a ABCZ contabilizou 6.435 animais controlados. No primeiro semestre de 2009, esse número já ultrapassou o montante de 5.200 zebuínos. Os controlados fizeram em seguida uma prova escrita sobre os temas apresentados.  

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar