Português
21 DE AGOSTO DE 2009. POR RENATA THOMAZINI

ABCZ passa a realizar o registro do Guzolando

Assinado na tarde de hoje (21/8) documento que passa à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) o registro genealógico do guzolando, raça considerada ainda em formação. A forma de análise para registro da raça, que apesar de ter cerca de dez anos de registro ainda é considerada em formação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi abordada ontem pelo zootecnista e técnico da ABCZ, Roberto Winkler.

Os técnicos da ABCZ, vindos de várias partes do Brasil, participaram de treinamento teórico e prático para começar a efetivação dos registros, que antes eram feitos pela Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB). O guzolando já possui mais de 4.500 registros e, de acordo com Winkler, mostra-se uma excelente opção para produção de leite, uma vez que as vacas criadas exclusivamente a pasto chegam a produzir cerca de 10 quilos de leite ao dia e em confinamento podem chegar a 40 quilos.

"Os pecuaristas chegaram à conclusão de que no Brasil a produção de leite precisa ser atrelada ao cruzamento entre raças européias e zebuínas. O guzolando tem um potencial excelente tanto na produtividade leiteira, quanto na produção de bezerros", afirma o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes. O presidente da ACGB, Renato Esteves, disse ter certeza de que o guzolando terá uma maior projeção com o registro feito pelos técnicos da ABCZ, que, segundo ele, além da competência irrepreensível, são formadores de opinião.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar