Português
20 DE AGOSTO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Caso raro de quimerismo é apresentado durante a ExpoGenética

Um caso raro de quimerismo, verificado em um animal da raça gir, foi apresentado na tarde de hoje (20/08) pela diretora do Laboratório Gene Genealógica, Helena Maria Salgado Bicalho, aos participantes da ExpoGenética 2009.
A detecção de quimerismo (existência de duas populações de células de origem genética diferentes em um mesmo indivíduo) no touro Espelho TE Brasília foi feita através de investigação genética iniciada no ano passado. "Ao serem solicitados os registros genealógicos dos filhos deste touro foi verificado através de exame de DNA que estes produtos não poderiam ser filhos do Espelho", explicou Helena.
A partir daí, o laboratório iniciou a investigação genética, que contou com genotipagem do touro, verificação de parentesco, teste de amostras de sêmen de todos os touros da central onde Espelho havia feito coleta, teste de amostras de sêmen do touro Espelho, inclusive do sêmen não processado, e ainda teste de amostra de pêlo. "A partir da investigação foram constatadas duas populações de células no sêmen e no pêlo do touro, revelando que se tratava de um caso raro de quimerismo, não existente na literatura", revelou a diretora do laboratório. A resposta para o quimerismo de Espelho TE Brasília, segundo a pesquisadora, pode estar no momento da eclosão, quando pode ter havido a passagem de célula de um embrião (irmão de Espelho) para o outro in vitro.
Apesar de Espelho ser quimérico, Helena explicou que o quimerismo não afetou os aspectos reprodutivos do touro, que é considerado um excelente reprodutor. Helena informou ainda que casos de quimerismo são comuns em animais gêmeos, inclusive havendo casos verificados em humanos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar