Português
14 DE AGOSTO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Secretaria de Saúde orienta colaboradores da ABCZ sobre Influenza A

Colaboradores de todos os setores da ABCZ participaram na tarde de hoje (14/08) de uma palestra informativa sobre a Influenza A, ocasionada pelo vírus H1N1. A palestra foi ministrada pela diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane de Lacerda.  Em sua conversa com os funcionários da ABCZ, Eliane afirmou que todos podem colaborar para evitar a disseminação do vírus através de cuidados básicos, que devem ser tomados não só para prevenir o vírus H1N1, como também outras doenças, como por exemplo, verminoses.
A maior preocupação, segundo ela, deve ser com a higiene, sobretudo, do ambiente de trabalho, uma vez que o vírus permanece nas superfícies por aproximadamente 72h. "O ideal é realizar a higienização do local de trabalho, com álcool gel 70%, uma vez ao dia. Em ambientes com maior circulação de pessoas o recomendável é higienizar mais vezes ao dia", explicou.
Durante a conversa, Eliane elogiou as dependências da ABCZ por estarem limpas e contar com vários componentes de higiene, como: papel toalha em todos os banheiros, sabonete líquido e torneira automática. A lavagem das mãos é outro cuidado que deve ser priorizado, pois as mãos são a maior fonte de contaminação, de acordo com Elaine. Além desses cuidados, a representante da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre a "etiqueta da tosse". "Na falta de um lenço descartável, a pessoa deve procurar tossir ou espirrar na roupa, na região do antebraço. O vírus permanece na roupa por 8 horas", informou. Outros cuidados importantes são: não dividir objetos pessoais com outras pessoas, evitar locais fechados e aglomerações quando possível.
Eliane lembrou ainda que nenhum caso de Influenza A foi registrado em Uberaba até o momento.

ExpoGenética


Os cuidados tomados pela ABCZ, especialmente com higienização de ambientes, continuarão os mesmos durante a ExpoGenética 2009, que começa no próximo domingo (16/08). De acordo com o presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes, que é médico, assim como na ExpoZebu, a ABCZ seguirá as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde durante a exposição. "Acreditamos que, assim como na ExpoZebu, não teremos problemas uma vez que os principais eventos da mostra, tais como palestras, serão realizadas ao ar livre, sendo concentrados no Palanque Oficial, local bastante amplo e arejado", ressaltou. Além disso, por ser um evento técnico, a ExpoGenética deverá receber um número menor de participantes.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar