Português
13 DE AGOSTO DE 2009. POR RENATA THOMAZINI

ABCZ participa de 2º Workshop sobre Intensificação de Sistemas Agropastoris para Produção de Bovinos

Amanhã (14/8) a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) participa do 2º Workshop sobre Intensificação de Sistemas Agropastoris para Produção de Bovinos de Corte, promovido pela Embrapa Arroz e Feijão. Participam do evento cerca de 60 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes. Os técnicos do escritório da ABCZ de Goiânia ministram palestra sobre "Avaliação Visual em bovinos de corte". Segundo a técnica responsável pelo escritório, Gleida Marques, é importante que o criador tenha acesso à opinião de profissionais experientes e às tecnologias que possam lhe proporcionar maior eficiência na produção.  

O objetivo do workshop é justamente esse: mostrar tecnologias que permitam aumentar a eficiência das propriedades rurais, com ênfase nos sistemas de integração lavoura e pecuária, genética, manejo e nutrição animal. No evento, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e profissionais de instituições parceiras apresentam as atividades e as técnicas utilizadas, visando melhorar o ganho econômico e a conservação da produtividade das fazendas. Dentre as ferramentas citadas no encontro, incluem-se, por exemplo, a recuperação de pastagens pelo conhecido Sistema Barreirão, consórcio de forrageiras com o arroz, no qual o grão abate parte dos custos da revitalização do pasto; e o uso de marcadores moleculares para o mapeamento de genes da raça nelore, relacionados à maciez da carne.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Cláudio de Ulhôa Magnabosco, o rebanho nacional possui 200 milhões de cabeças de bovinos, mas sofre com a baixa produtividade e a qualidade variável do produto carne, principalmente no cerrado. "É preciso ter, antes de tudo comida, nutrição, manejo, seleção de base e se preocupar com o componente ambiental, para depois usar a biotecnologia de maneira econômica, maximizando seus ganhos. Caso contrário, é como construir a cobertura de uma casa e não tomar cuidado com os alicerces", disse.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar