Português
03 DE AGOSTO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Espírito Santo terá primeira feira do Pró-Genética

Pequenos e médios produtores do Espírito Santo poderão financiar, a partir deste ano, a compra de reprodutores bovinos de alta qualidade genética para aumentar a produção de carne ou leite do rebanho local.  A primeira feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) no estado capixaba irá acontecer no dia 16 de outubro, na cidade de Ecoporanga.

Na manhã de hoje (03/08), o responsável Técnico pelo escritório da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Vitória, Lauro Fraga, participou de uma reunião com representantes da Central Municipal das Associações de Agricultores Familiares e Afins de Ecoporanga. Durante o encontro, Fraga apresentou como irá funcionar o Pró-Genética no Espírito Santo. O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho estadual facilitando a aquisição de touros de genética superior por parte dos pequenos e dos médios produtores rurais. O programa permite a compra financiada dos animais com baixas taxas de juros e prazo maior para pagamento. "A cidade de Ecoporanga foi escolhida para receber a primeira feira do Pró-Genética por ter o maior rebanho do estado e ser grande produtor de leite", explica Fraga.

A primeira feira irá ofertar 60 animais de diversas raças zebuínas. Técnicos da ABCZ estão fazendo levantamento da demanda por reprodutores na região. Para serem comercializados na feira, os bovinos precisam atender a uma série de exigências referentes à qualidade genética e sanidade.  

Na semana passada, uma reunião realizada na sede da Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo, em Nova Venécia (ES), apresentou o Pró-Genética para quase cem pessoas, entre produtores rurais e representantes das seguintes instituições: ABCZ, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural), Agropecuária do Norte do Espírito Santo, Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo), mais de 12 sindicatos rurais e Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sicoob e Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo).

Os participantes assistiram a três palestras sobre o programa. O superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, falou sobre como o Pró-Genética vem sendo desenvolvido em Minas Gerais, o primeiro estado brasileiro a implantar o programa. Desde 2006, o programa comercializou quase mil tourinhos de alta qualidade genética nas feiras realizadas em Minas Gerais.

A versão capixaba do Pró-Genética foi apresentada pelo gerente de Pecuária da Secretaria Estadual, Pedro Carlos Cani. Ele abordou quais os benefícios que os investimentos na melhoria genética do rebanho local trarão. Segundo ele, três feiras do programa devem ser realizadas ainda este ano. A expectativa é comercializar a cada ano 500 reprodutores.

O presidente da Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo, João Macarini, falou sobre de que forma será o apoio da entidade ao Pró-Genética. Ficou definido que a cooperativa irá divulgar a proposta aos cooperados.

Outras duas reuniões sobre o Pró-Genética ocorreram no dia 30 de julho no estado. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os representantes da ABCZ definiram como deve ser o apoio do governo federal ao programa. Já no Banestes a pauta do encontro foi a participação do banco no financiamento de touros.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar