Português
15 DE JULHO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Pólo de Genética Bovina terá plano de negócios feito pela Rehagro

A Rehagro (Recursos Humanos no Agronegócio) foi a empresa escolhida para desenvolver o Plano de Negócios do Pólo de Excelência em Genética Bovina. Na tarde de hoje (15/07), o representante da empresa, Clóvis Eduardo Sidnei Corrêa, reuniu-se em Uberaba com a gerente executiva do Pólo, Beatriz Cordenonsi Lopes para assinar o contrato e dar início ao plano, que irá nortear as ações do pólo no sentido de articular a cadeia produtiva da genética para a geração de conhecimento e inovações tecnológicas.


A primeira ação para o desenvolvimento do plano será a realização de uma pesquisa junto aos membros que compõem o Pólo, além de empresários e produtores rurais, com o objetivo de identificar ações e estratégias de ação.
O plano de negócios deverá estar pronto dentro de quatro meses. Mas enquanto o plano não fica pronto, o Pólo continuará visualizando e atendendo as demandas que já existem, como participação em reuniões estratégicas organizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo Estadual de Minas Gerais e apoio em eventos de disseminação da genética bovina, como a Expogenética 2009, que será realizada em Uberaba entre os dias 16 e 23 de agosto.


Durante o encontro para a assinatura do contrato, também foi realizada uma primeira reunião com o presidente do Conselho Técnico da ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), Neimar Severo. A associação representa atualmente 16 empresas do ramo de genética, que terão importante participação no repasse de informações para a construção do plano de negócios.


Mais informações:


A ReHAgro é uma empresa de treinamento, capacitação e especialização de pessoas no Agronegócio. Sua sede está localizada na cidade de Inhaúma/MG.
Já o Pólo faz parte do projeto de desenvolvimento de regiões proposto pela SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), que já consolidou outros quatro pólos em regiões estratégicas do estado: café, leite, recursos hídricos e florestas. O objetivo é que o Pólo promova ações que possam induzir o processo de desenvolvimento sustentável do melhoramento genético da bovinocultura em Minas Gerais, otimizando o desenvolvimento científico e tecnológico, e estabelecendo novos negócios.
Para a consolidação do Pólo de Genética, foram disponibilizados pela FAPEMIG R$ 394.602,00, que serão investidos no primeiro ano do projeto. Uberaba foi escolhida como sede pelo fato de ser reconhecida internacionalmente pela seleção de gado zebu, além de se destacar juntamente com outras três microrregiões do estado mineiro (Uberlândia, Ituiutaba e Frutal) na bovinocultura, respondendo por 32% do rebanho estadual.
O comitê gestor do Pólo é formado por representantes da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), ABCZ, UNIUBE (Universidade de Uberaba), ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFLA (Universidade Federal de Lavras).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar