Português
06 DE JULHO DE 2009. POR RENATA THOMAZINI

Discussões incrementam ExpoGenetica 2009

Consolidada pela importância de se nortear de forma técnica a seleção reprodutiva do rebanho, tendo como base programas de melhoramento genético, a segunda edição da ExpoGenética inovará com discussões em torno da relação da cadeia produtiva da carne. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e trará, entre outros assuntos, para um mesmo espaço criadores, representantes de frigoríficos, supermercados, além dos próprios consumidores. O evento acontece em Uberaba (MG) de 16 a 23 de agosto.
 
Mas a proposta de dar ao público mais do que palestras discursivas vai além e a ExpoGenética traz de volta a dinâmica prática, com demonstrações ao vivo do resultado do trabalho de seleção bovina. Mostras de progênies incrementarão o evento, palestras colocarão em pauta questões polêmicas sobre seleção bovina e os programas de melhoramento genético, por sua vez, mostrarão o que há de melhor no setor. "Acreditamos que a ExpoGenética já é um evento imprescindível para o nosso calendário, tanto que realizamos durante esse evento a nossa reunião anual do Paint (programa da Lagoa da Serra)", revela o gerente de Corte Zebu da Lagoa da Serra, Ricardo Abreu. O gerente ainda afirna que o calendário do leilão virtual também foi mudado, bem como o local da sua realização, em virtude da ExpoGenética. "Antes fazíamos em Campo Grande e agora fazemos o leilão virtual em Uberaba", conta.
 
O professor da UNESP de Jaboticabal e pesquisador da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), Henrique Nunes de Oliveira, explica como serão apresentadas as tecnologias que estão sendo aplicadas no Brasil em termos de avaliação para seleção bovina. "Temos o Sistema de Avaliação Morfológica (SAM) que vem coletando dados há cinco anos e o Real Test, uma tecnologia mais recente que teve a primeira avaliação em 2008", conta. Essas, entre outras ferramentas serão detalhadas durante a ExpoGenética. O zootecnista e consultor de Mercado da Alta Genetics, Adriano Rubio, incrementará sua apresentação com uma discussão sobre a relação entre avaliação genética e a tipologia animal. "É preciso criar um ‘link' para que o criador saiba fazer a analogia do que a utilização de um programa de melhoramento pode proporcionar-lhe em termos de características, medidas. Os programas têm um desafio de corrigir as distorções entre o que não se vê e o que se vê em prática e isso talvez passe pelo acréscimo de dados, tais como morfologia e peso", explica.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar