Português
09 DE JUNHO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Vencedores da PGP 3 Fronteiras serão premiados no sábado


O resultado da "V Prova de Ganho em Peso (PGP) a Pasto Tabapuã Núcleo 3 Fronteiras" será divulgado no próximo sábado (13/06) durante a Exposição de Nanuque, em Minas Gerais. O evento está marcado para as 10h30 . Os três primeiros colocados na prova serão premiados. O campeão receberá o Troféu Alexandre Reuter Lima, que ficará em poder do criador por um ano, até que seja divulgado o resultado da próxima edição da prova. Terá direito de ficar definitivamente com o troféu o criador que conquistar três vitórias na PGP.
O evento terá ainda palestra do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, com o tema "O Mercado de Carnes". Ele falará a partir das 9h. A Exposição Agropecuária de Nanuque está marcada para o período de 10 a 14 de junho e terá o ranqueamento do Julgamento do Tabapuã, que ficará a cargo do jurado Marcelo Miranda.
A próxima edição da PGP a Pasto Tabapuã Núcleo 3 Fronteiras já está com inscrições abertas. O início da prova será no dia 7 de agosto. Os interessados devem entrar em contato com ETR da ABCZ no Espírito Santo pelo telefone (27) 3328-9772 ou e-mail etrvix@abcz.org.br


Última etapa da PGP a Pasto Tabapuã Núcleo 3 Fronteiras


Os animais participantes da prova passaram por avaliação final no dia 29 de maio na Fazenda Chaparral, em Nanuque (MG). A Avaliação de Tipo da PGP ficou a cargo do técnico Rubenildo Rodrigues. Já Wilmara Reuter Mota fez a medição da Circunferência Escrotal, que fará parte do Índice Final da prova. Os garrotes, como ocorreu em todas as edições anteriores da PGP, passarão por Exame Andrológico e as informações coletadas serão utilizadas na pesquisa de identificação de indivíduos e linhagens mais precoces sexualmente.
No momento da pesagem final, a pesquisadora Walsiara Maffei avaliou o temperamento de todos os garrotes. Essa avaliação poderá indicar qual a correlação dessa característica com peso, Ganho Médio Diário, Circunferência Escrotal e linhagens.  Como parâmetro de referência, foi feita a medição da Área de Olho de Lombo na altura da 12ª-13ª costela por ultra-sonografia. O trabalho foi comandado por Arlicio Borges Machado.
"O objetivo do Núcleo 3 Fronteiras, que reúne criadores de Minas, Bahia e Espírito Santo, é avaliar vários rebanhos dos sócios com o objetivo de se ter um número médio da raça, identificando os melhores animais e linhagens capazes de produzir maior rendimento de carne a pasto", informa o responsável técnico pelo Escritório da ABCZ no Espírito Santo, Lauro Fraga Almeida. 
Durante o evento, o diretor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Clester Fontes, homenageou, em nome da entidade, o anfitrião da prova, o criador Vindilino Diaz Mota, com uma placa entregue ao final da pesagem.


   

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar