Português
05 DE MAIO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Sumário de Touros da raça guzerá comemora 10 anos

Uma edição histórica do Sumário de Touros e Matrizes do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite será lançada na tarde de hoje (05/05), às 18h, durante a ExpoZebu 2009, em comemoração aos dez anos da publicação técnica.
Além dos resultados de avaliação dos touros, esta edição trará artigos sobre trabalhos de melhoramento genético e pesquisas genéticas, que estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Embrapa e Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP-USP). Os estudos  revelam a evolução dos processos de FIV (Fecundação in vitro) e TE (Transferência de Embrião) e a contribuição dessas tecnologias para melhoria do rebanho nacional.
A professora e diretora Técnica do Centro Brasileiro de Melhoramento de Guzerá (CBMG), Vânia Penna, vai abordar todo o processo vivido nestes 10 anos de Sumário. "Isso inclui os criadores que contribuíram para garantir a evolução alcançada, os percalços superados, o papel desempenhado pelos diferentes presidentes do CBMG para alcançar as metas propostas. Enfim, o caminho trilhado pelo Programa de Melhoramento Genético para Aptidão Leiteira do Guzerá e os resultados alcançados neste caminhar", destacou a presidente do CBMG, Ariane Maria Figueirêdo Menicucci, que assumiu o cargo em março de 2009. Além dos 10 anos de Sumário, a edição deste ano celebrará os 15 anos do Programa de Melhoramento Genético para Aptidão Leiteira do Guzerá.
A publicação trará ainda o resultado da genotipagem de marcadores para machos e fêmeas, que no futuro auxiliarão a tomada de decisões de seleção. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Maria Gabriela Campolina Diniz Peixoto, se os dados forem suficientes, o Sumário publicará pela primeira vez os resultados da avaliação linear. "Tudo está sendo feito para que este momento seja de fato especial e os criadores se sintam incentivados a darem continuidade ao programa", explicou Maria Gabriela.
O Sumário do Guzerá é uma ferramenta importante no processo de seleção das fazendas, pois ele traz informações para um grande número de características. Dentre elas estão: as leiteiras (produção de leite, proteína, sólidos totais); de crescimento (pesos e ganhos em diversas idades); de reprodução (idade ao primeiro parto, perímetro escrotal, período de gestação); de qualidade de carcaça e terminação (área de olho de lombo, espessura de gordura) e até informações moleculares relacionados à qualidade e quantidade de leite (kappa-caseína, beta lactoglobulina, DGAT1, prolactina). "Cada criador tem a opção de escolher as características que forem economicamente mais importantes para o seu sistema de produção em particular. Desde aumentar a produção de leite para ordenha, a qualidade do leite para produção de queijo ou apenas aumentar a habilidade materna. Tudo isso permitindo adotar diferentes prioridades também para crescimento e qualidade de carcaça", ressaltou a presidente do CBMG. Segundo ela, usar as informações obtidas de trabalhos oriundos de programas de melhoramento genético representa andar a passos largos e mais seguros o caminho escolhido na seleção.
Até 2008, o número de touros avaliados era de 291, sendo 270 deles positivos para leite. Já foram publicadas DEPs (Diferença Esperada de Progênie) para 16 características distintas e genotipagem para um marcador molecular. Em 2009, os pesquisadores pretendem publicar os resultados de mais algumas, que já estão sendo aferidas e apenas aguardando volume de dados suficiente para boa qualidade de análises. Entre elas, contagem de células somáticas, medidas lineares de conformação e úbere, temperamento e novos marcadores moleculares.
Nem todos os marcadores moleculares divulgados até agora têm resultados concretos para sua utilização. A kappa-caseína é o único marcador, por seu efeito direto no rendimento industrial da produção de queijos, que já pode ser utilizado como critério adicional para escolha dos touros provados.
Para a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, a informação mais importante no sumário é a DEP ou o quanto do valor genético do touro será transmitido à sua descendência.
Os desafios futuros dos pesquisadores envolvidos na elaboração do Sumário estão relacionados às exigências de mercado, principalmente do internacional. "Tendo em vista a qualidade do leite zebuíno em termos do teor dos sólidos, as questões de bem-estar animal e a excelente adaptação ao ambiente tropical, nosso olhar, nos próximos anos, se voltará para características relacionadas a esses aspectos. Principalmente ao considerar que o Brasil quer aumentar a exportação e colocar seus excedentes de produção em mercados cada vez mais exigentes e com uma série de barreiras comerciais", finalizou Maria Gabriela.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar