Português
04 DE MAIO DE 2009. POR CÉSAR ANTÔNIO

Produtores conhecem Pró-Genética na ExpoZebu 2009

A democratização da genética zebuína foi tema de palestra ministrada pelo superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, nesta segunda-feira (04/05). Na oportunidade, Bento lembrou que o programa teve início há mais de dois anos no Norte de Minas e foi desenvolvido com a intenção de facilitar a aquisição de reprodutores melhoradores por parte de pequenos e médios produtores, aumentando assim a produção das propriedades. "Com o Pró-Genética, queremos incentivar a cabeceira de boiada, que nada mais é que um boi melhorado geneticamente. Em um ano, este animal já dará melhores resultados no rebanho e retorno financeiro para o criador", destacou o superintendente.
 
Durante a palestra, Bento explicou como os produtores podem conseguir crédito para adquirir esses tourinhos melhoradores, que são ofertados a partir de R$3 mil, em feiras regionalizadas. "O crédito para aquisição dos tourinhos terá limite de até 80% do valor do animal. Já para compra de sêmen de touros, haverá isenção de imposto", explicou Bento. 
 

Como funciona o Pró-Genética

Implantado em 2006, o Pró-Genética tem como diferencial a venda financiada de reprodutores. Cada touro é vendido pelo preço médio de 2.500 reais e o valor pode ser financiado pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste ou cooperativa de crédito. Além disso, o produtor recebe assistência de técnicos da Emater na hora de preparar a documentação necessária para a aprovação do crédito e também no momento de definir qual o melhor animal para melhorar a qualidade de seu rebanho. O Pró-Genética já existe em vários estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

 



 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar