Português
04 DE MAIO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Desafios do setor produtivo da carne são debatidos em fórum ao vivo

Os produtores rurais que não puderam comparecer a 75ª edição da ExpoZebu não ficaram de fora da feira deste ano. Além das transmissões dos julgamentos e dos demais debates promovidos pela ABCZ, divulgados especialmente pelos canais de televisão, eles tiveram a oportunidade de participar de uma importante discussão sobre a cadeia produtiva da carne bovina promovida durante a feira.
O Canal Rural, emissora de agronegócios do Grupo RBS, transmitiu ao vivo para todo o país na tarde de hoje (04/05), o Fórum Canal Rural Cadeia da Carne Bovina: Desafios econômicos e ambientais, onde os telespectadores de todas as regiões do país puderam interagir com comentários e perguntas.
O Fórum foi mediado pelo jornalista Marcelo Lara, entre as 14h30 e 16h, no Espaço Sustentabilidade e contou com a participação do presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, do presidente da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), Péricles Salazar e do diretor-presidente da Scot Consultoria, Alcides de Moura Torres Júnior.
O evento teve início com uma palestra apresentada pelo diretor da Scot Consultoria. Na apresentação, Alcides apontou os principais desafios do setor pecuário, dentre eles: a necessidade de atender a demanda mundial por proteína, resolução do passivo sanitário, realização de acordos bilaterais, conquista de novos mercados e recuperação de mercados perdidos, superação da crise dos frigoríficos e aumento de crédito para o setor. O palestrante também falou sobre os desafios ambientais do setor: sustentabilidade, aplicação de tecnologia, adequação da lei ambiental, inserção da pecuária no mercado de carbono e recuperação das pastagens degradadas.
Em seguida, teve início o debate que levantou uma série de temas polêmicos, tais como a situação financeira dos frigoríficos, união dos vários elos da cadeia produtiva, margem de lucro das grandes redes de supermercados e a desoneração de PIS/COFINS para os frigoríficos voltados para o mercado interno.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar