Português
29 DE ABRIL DE 2009. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

ExpoZebu 2009: Brahman celebra crescimento de 200% na demanda por touros

Com a segunda maior representatividade, no que diz respeito à participação dos animais destinados à pecuária de corte, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) espera reunir, entre os dias 4 e 10 de maio, durante a 75ªExpoZebu, em Uberaba (MG) cerca de 650 animais Brahman. A participação da raça no principal evento da família Zebu ainda celebra dois momentos importantes para os brahmistas: o crescimento vertiginoso na demanda por touros, com a sua chegada efetiva ao prato do consumidor em forma de carne de qualidade de animais meio sangue, e o nascimento e a genotipagem de dois machos Brahman com escore de maciez 9, identificado pelo teste de DNA IGENITY.

Frutos do trabalho de melhoramento genético do Projeto PILAR KILOMBO, conduzido pelo criatório Brahman Pilar, até hoje, não havia sido identificado na raça Brahman, no Brasil ou em qualquer outro país, um animal macho com escore de maciez superior a 7 (no caso de fêmeas, já foram encontradas algumas com escore 9, mas correspondem a um número ainda muito pequeno). A partir de pêlos coletados da cauda do animal, o programa IGENITY, da Merial, utiliza a tecnologia de marcadores moleculares para identificar no DNA dos animais características relevantes para a pecuária, atribuindo a elas escores de 01 a 10 para as qualidades que possuam marcadores validados.

"Até recentemente era impossível provar que a melhor carne zebuína e a de seus cruzamentos pudesse ser tão ou mais macia quanto a melhor carne taurina. Entretanto, a nova tecnologia dos marcadores nos permitiu provar isto e o fizemos com dois exemplares Brahman", argumenta Sérgio Rutowitsch, proprietário do Brahman Pilar. Segundo ele, resultados semelhantes podem ser obtidos por outros criatórios e, para isso, é preciso identificar pelo DNA os touros Brahman que têm maior probabilidade de transmitir à sua progênie maciez de carne, direcionando os cruzamentos e tendo como critério a produção de zebuínos de carne macia.

Crescimento da raça a campo - Na batida do martelo, a comercialização de touros Brahman cresceu 200% de 2007 para 2008. Esse resultado, obtido por meio do registro dos eventos pela revista especializada DBO, mostra um aumento vertiginoso no número de lotes de machos comercializados atingindo a marca de 1.630 exemplares o ano passado, ante 562, em 2007. Dados da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) também endossam essa estatística: em 2008, a venda de dose de sêmen Brahman aumentou de 183.975, em 2007, para 192.149 doses.

Neste contexto, a valorização no preço médio com que os machos passaram a ser comercializados neste período foi de 41% e a renda bruta dos leilões, com a comercialização de touros, aumentou cerca de 310%. Atentos a essa possibilidade de obter maior lucratividade com a raça a pasto, a venda de reprodutores quase triplicou desde 2005, com uma demanda que saltou de 650 para 1650 animais por ano, aproximadamente."

Para o veterinário e diretor executivo da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Lydio Cosac de Faria, esses números mostram que, após um crescimento espantoso de 1.500% nos últimos cinco anos, agora é o momento do Brahman ganhar cada vez mais espaço no pasto, sendo a demanda por touros um sinal de que os criadores estão utilizando os machos da raça como reprodutores para agregar produtividade e qualidade aos rebanhos comerciais.

Segundo ele, a aquisição de reprodutores é uma das formas mais viáveis de se aumentar a produtividade a pasto sem valer-se da inseminação artificial, especialmente quando não se tem mão de obra qualificada, ou mesmo nos casos de propriedades que possuem grandes áreas de pastagem, o que dificulta ou mesmo impede a observação de cio com freqüência.

Estes indícios de que o Brahman vem sendo largamente empregado em cruzamentos confirmam as bandeiras defendidas pelo presidente da ACBB José Amauri Dimarzio, de que a raça não cresce para ocupar o lugar das outras, mas de que ela tem muito a agregar à pecuária de corte nacional. "Nesses 15 anos, os selecionadores brasileiros têm mostrado que estão atentos ao desenvolvimento de animais de porte médio, com musculatura bem desenvolvida, ótimos aprumos, umbigos e prepúcio bem corrigidos", acrescenta. O resultado deste trabalho pode ser visto por meio deste crescimento, em especial no Centro-oeste, uma das principais praças de produção pecuária no país.

ExpoZebu 2009 - Os julgamentos da raça durante a ExpoZebu 2009 acontecerão de 4 a 10 de maio, no período da manhã, e a pré-classificação dos animais será conduzida de 3 a 9 de maio no período da tarde. Os trabalhos em pista serão conduzidos pelos os jurados Fábio Miziara, Fabio Eduardo Ferreira e Willian Koury Filho. A programação do evento inclui ainda a realização de seis leilões oficiais e duas assembléias, no dia 5 de maio.

A ExpoZebu 2009, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Vivo, Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Fonte: Texto Assessoria de Comunicação

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar