ExpoZebu foca sustentabilidade com trabalhos de universitários
Segundo o professor do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, Humberto Ritt, os alunos vão desenvolver trabalhos na área de reciclagem de resíduos, uso racional da água, compostagem de dejetos bovinos e gestão das ações de sustentabilidade.
Ritt conta que a Uniube recebeu o convite formulado por Carlos Nogueira, coordenador do Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu 2009. O trabalho, de acordo com o professor, envolve levantamento quantitativo de água utilizada, por exemplo, para o banho dos animais. A meta é criar alternativas para o uso racional dos recursos hídricos, ou seja, o trabalho voluntário dos alunos vai subsidiar o desenvolvimento de pesquisas.
No dia 1º de maio, haverá uma assembléia com os tratadores para orientá-los sobre a importância de utilizar a água de forma racional. Eles ainda receberão informações sobre como deverão fazer o recolhimento dos dejetos dos mais de três mil bovinos expostos no Parque Fernando Costa. Posteriormente, os dejetos passarão pelo processo de compostagem para serem usados como adubo. A etapa da compostagem ficará a cargo dos alunos da Fazu. Já os alunos da instituição federal irão coordenar a parte de reciclagem de resíduos, que serão coletados durante a feira pelos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba. Ritt e os alunos da Uniube estarão envolvidos na gestão do Projeto de Sustentabilidade ExpoZebu 2009. O trabalho começa o trabalho no dia 28 de abril e será concluído no dia 10 de maio.
A ExpoZebu 2009, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Vivo, Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uniube