Português
24 DE ABRIL DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

ExpoZebu 2009: Egito e Brasil mostram avanços no melhoramento genético animal


O melhoramento genético dos rebanhos brasileiro e egípcio será apresentado durante a ExpoZebu 2009, maior feira pecuária de zebuínos do mundo que será realizada de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG). Na manhã do dia 4 de maio, o reitor da Universidade de Alexandria, Fekry Hussein, vai apresentar os resultados alcançados no Egito com a inseminação artificial de vacas da raça egípcia baladi com sêmen de touros zebuínos brasileiros e com a transferência de embriões.
O material genético usado foi doado à universidade por empresas associadas do consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics durante a ExpoZebu de 2007. Os primeiros bezerros oriundos desse material nasceram no Egito em fevereiro de 2009. Além de sêmen, embriões e animais vivos, a doação incluiu um pacote tecnológico para implantação de um novo sistema produtivo baseado na tecnologia de produção brasileira com o objetivo de melhorar a produção de carne e leite daquele país.
A palestra do reitor da Universidade de Alexandria, que coordena o Projeto de Melhoramento Genético da Raça Baladi, será às 10h, no Espaço Sustentabilidade,localizado no interior do Parque Fernando Costa. No final da tarde, ele participa de assinatura simbólica do protocolo sanitário entre Brasil e Egito para exportação de animais vivos para abate. Desde este mês de abril, o comércio entre os dois países, que já permite a exportação de sêmen e embriões, foi ampliado para permitir o envio de animais vivos para abate. O evento ocorrerá no Salão Internacional, às 17h30. 
Já o melhoramento genético de pequenos e médios rebanhos brasileiros será o tema da palestra do superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), João Gilberto Bento. Ele irá apresentar os resultados do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), criado para facilitar a aquisição de animais de alto valor genético por parte de pequenos e médios produtores. O uso de touros considerados melhoradores tem garantido às pequenas propriedades o aumento da produção de carne e de leite. A palestra será às 8h. Logo em seguida, às 9h, falará o engenheiro e ex-secretário do Meio Ambiente de Uberaba, Ricardo Lima. Ele irá abordar a gestão ambiental pública municipal.

As palestras acontecem no Espaço Sustentabilidade, no Parque Fernando Costa, e são abertas ao público em geral. A entrada é gratuita.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar