Português
22 DE ABRIL DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Faculdades desenvolvem trabalhos sobre sustentabilidade na ExpoZebu 2009

  Universitários de quatro instituições de ensino superior irão desenvolver projetos de sustentabilidade durante a ExpoZebu 2009, maior feira pecuária de zebuínos do mundo que acontece de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG). Cada entidade enviará 20 alunos para o Parque Fernando Costa, recinto onde a exposição será realizada. Eles irão desenvolver trabalhos na área de reciclagem de resíduos, uso racional da água, compostagem de dejetos bovinos e gestão das ações de sustentabilidade durante a mostra.

Amanhã (23/04), às 14h, professores da Instituição Federal Triângulo Mineiro, das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Talentos Humanos estarão reunidos na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para definir detalhes da participação dos estudantes na feira.

De acordo com Carlos Nogueira, coordenador do Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu 2009, o trabalho voluntário dos estudantes servirá de base para futuras pesquisas acadêmicas. No caso do uso racional da água, os alunos da Talentos Humanos irão medir a quantidade de água que os tratadores usam para lavar os animais. No dia 1º de maio, haverá uma assembléia com os tratadores para orientá-los sobre a importância de utilizar a água de forma racional. Eles ainda receberão informações sobre como deverão fazer o recolhimento dos dejetos dos mais de 3 mil bovinos expostos no Parque Fernando Costa. Posteriormente, os dejetos passarão pelo processo de compostagem para serem usados como adubo. A etapa da compostagem ficará a cargo dos alunos da Fazu.

Já os alunos da Instituição Federal Triângulo Mineiro irão coordenar a parte de reciclagem de resíduos, que serão coletados durante a feira pelos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba. Os estudantes da Uniube estarão envolvidos na gestão do Projeto de Sustentabilidade ExpoZebu 2009.

Os universitários começam o trabalho no dia 28 de abril e irão concluí-lo no dia 10 de maio, com quatro horas de trabalho diário. Eles receberão certificados de participação.

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar