Português
17 DE FEVEREIRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Animais participantes de projeto da ABCZ e Embrapa passam por abate técnico

Será finalizada nesta semana, a primeira etapa de um projeto que está analisando 35 animais da raça nelore com avaliações genéticas para peso e ganho de peso, sendo 17 animais controlados com avaliações genéticas negativas e outros 18 com avaliações positivas. O projeto, iniciado em maio de 2008, é uma parceria entre a ABCZ, a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e a Embrapa Gado de Corte e tem como objetivo analisar o impacto das DEP´s (Diferenças Esperadas de Progênie) no desempenho médio dos animais.
Durante a prova de desempenho, os animais foram mensurados, pesados e acompanhados por estagiários da FAZU e técnicos da ABCZ. Durante um determinado período foram manejados a pasto, e posteriormente confinados para terminação.
Na próxima semana, os animais serão abatidos em um frigorífico localizado em Ituiutaba/MG. O coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ, Mário Márcio Souza da Costa Moura, representará a entidade durante o abate. No dia 20 de fevereiro, será realizada a avaliação das carcaças pela equipe técnica da Embrapa chefiada pelo pesquisador Guelsson Feijó.
Os resultados parciais do projeto demonstram que a média dos animais de DEP´s positivas é de quase duas arrobas a mais daquela verificada no grupo de DEP´s negativas, assim como se observa uma diferença no mesmo sentido no ganho médio diário dos dois grupos, o que era justamente o que se espera das DEP´s. "A partir de agora, a cada ano será avaliado o desempenho de uma raça zebuína e os resultados, com certeza, vão auxiliar os criadores seja na comprovação das potencialidades das raças a pasto, seja na validação das DEP´s como ferramenta eficaz no processo seletivo", acredita Carlos Henrique Cavallari Machado.


Nova Etapa

Uma nova etapa do projeto teve início hoje (17/02) no Centro de Validação de Tecnologias Aplicadas à seleção das Raças Zebuínas, localizado na Univerdecidade, em Uberaba/MG. Foram adquiridos para esta nova etapa 36 animais da raça nelore, com idade média de 11 meses e com desempenho classificado como superior ou elite no Controle de Desenvolvimento Ponderal da ABCZ. A nova prova de desempenho tem como objetivo analisar o desempenho desses zebuínos submetidos a um pastejo de um novo cultivar da Embrapa, chamado Xaraes. Assim como na fase anterior, os animais deste experimento serão mensurados, pesados e acompanhados periodicamente, para logo após serem abatidos e terem suas carcaças avaliadas.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar