Português
11 DE FEVEREIRO DE 2009. POR RENATA THOMAZINI

Pecuarista venezuelano é Mérito ABCZ Internacional

Criador das raças zebuínas brahman, guzerá, e gir, bem como de animais girolando, o venezuelano Luis José Saud Saud receberá o Mérito Pecuário ABCZ categoria Internacional este ano, durante a ExpoZebu. Grande entusiasta das raças zebuínas, Luis Saud recebeu a notícia na sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) esta tarde (10/2), durante visita ao presidente da entidade José Olavo Borges Mendes.

Acompanhado de outros criadores de zebu e do empresário Silvio Castro Cunha, o pecuarista visitou as dependências da ABCZ e conheceu com maior tranqüilidade a estrutura responsável pelo registro e melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil. "Fiquei muito emocionado ao saber que seria agraciado com o Mérito", comentou. Luis Saud é considerado um grande criador e há 30 anos dedica-se à pecuária, com destaque para a fazenda Fundo Lãs Bonitas, que fica no estado Bolívar. Mas começou suas atividades comerciais aos 18 anos, quando foi inspetor de obras de uma represa até que aos 30 anos fundou sua própria empresa no ramos da construção civil.

É muito participativo nas questões relacionadas à abertura de mercado. Tanto que foi um dos responsáveis pela aproximação entre Venezuela e Brasil para estabelecimento de protocolos sanitários para importação de animais zebuínos de criatórios brasileiros pela Venezuela. O país de clima tropical tem se mostrado excelente local para o desenvolvimento do zebu. "Este Mérito é um reconhecimento pela dedicação de Luis Saud ao zebu e por sua contribuição para a ampliação do comércio e da relação entre nossos países", destaca José Olavo, presidente da ABCZ.

A política do atual governo venezuelano visa a ampliação das relações comerciais com o Brasil, segundo Luis Saud. "Nosso governo tem um programa ambicioso e quer importar cerca de 250 mil cabeças de gado de leite em 2009", revela. Saud ressalta que os protocolos para importação de gado de corte estão sendo estudados e que a importação de embriões também poderá ser ativada futuramente.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar