Português
11 DE FEVEREIRO DE 2009. POR LARISSA VIEIRA

Governo subsidia escoamento de 51 milhões de litros de leite


Papéis do Prêmio de Escoamento do Produto (Pep) leiloados nesta terça-feira (10), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representam 25,5% dos 200 milhões de litros ofertados. Com isso, cooperativas e indústrias de laticínios vão receber do governo federal subvenção para transportar 51 milhões de litros de leite: 44 milhões de litros do Sudeste e sete milhões do Centro-Oeste. A Conab também ofereceu subsídios para a produção do Sul do País, mas não recebeu nenhum lance na região.

Cada fabricante de leite em pó, leite do tipo longa vida, queijo, leite condensado e manteiga vai receber R$ 90 para cada mil litros transportados, cerca de 30% a mais que nos dois leilões anteriores, no mês de janeiro. Na operação realizada hoje (10), o limite de venda para o produtor também foi maior, de no máximo 10 mil litros. Nas rodadas anteriores, as indústrias podiam adquirir até cinco mil litros por pecuarista.

Pep - Desde o início do ano, a Companhia já ofertou subvenções para o escoamento de 600 milhões de litros da bebida. Foram negociados subsídios para o transporte de 122 milhões de litros, um investimento de R$ 9,56 milhões. Outras duas negociações, com 200 milhões de litros cada, devem ser realizadas, até atingir o volume de um bilhão de litros de leite.

Leite terá linha especial para comercialização


"A Linha Especial de Comercialização (LEC) deverá ser implementada, até o fim deste mês, por meio de portaria interministerial. Em relação aos leilões do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP), neste ano já foram realizados três e ofertados 600 milhões de litros do leite". A declaração é do coordenador-geral para Pecuária e Culturas Permanentes, da Secretaria de Política Agrícola, João Antônio Fagundes Salomão, que apresentou, ontem (10/02), as medidas do governo de apoio ao setor de lácteos, na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite.

Riispoa - Outro tema abordado na reunião foi o andamento do Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Riispoa), que recebeu 3,6 mil sugestões durante o período de consulta pública. Com isso, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) encaminhará pedido para que o tempo de análise das propostas, que terminaria em 28 de fevereiro, se estenda por mais 90 dias. Em relação ao setor de lácteos, 27 entidades encaminharam sugestões. Antes do projeto seguir para a consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura, a consolidação dos dados será apresentada aos membros de cada setor.

 

Fonte: MAPA

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar