Português
05 DE FEVEREIRO DE 2009. POR RENATA THOMAZINI

Discurso do Presidente da ABCZ é elogiado no Brahman Show Rio 2009

A abertura do 1º Congresso Brasileiro e Latino-Americano da raça Brahman, realizada ontem (4/2) no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença de pecuaristas representantes de 15 países. O evento, que vai até segunda-feira (8/2), aborda a tendência do mercado mundial da carne e da genética bovina, além da realização de leilões, julgamentos e exposição de animais. O local escolhido para o encontro foi o Riocentro, considerado o maior centro de convenções da Cidade Maravilhosa e referência na América Latina.

Promovido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associación Colombiana de Criadores de Ganado Cebú (ASOCEBU), Federação Internacional dos Criadores de Zebu (FICEBU) e da American Brahman Breeders Assciation (ABBA), o congresso contou, em sua abertura, com discurso proferido pelo presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, que foi bastante elogiado pela platéia.

"Nossa confiança está alicerçada em razões históricas e nos fundamentos que sustentam os extraordinários avanços conquistados pela pecuária zebuína em nosso continente. Com esse aumento de produtividade e a melhoria de qualidade atendemos às demandas internas e ainda levamos nossos produtos para cerca de 170 países, conquistando quase um terço do mercado internacional de carne bovina", disse José Olavo.

O presidente da ABCZ lembrou números das exportações e a participação da pecuária na economia brasileira. Segundo José Olavo, o Brasil saltou de exportações de 462 milhões de dólares em 1997 para 5 bilhões e 300 milhões de dólares em 2008, "o que representa um crescimento impressionante de mais de mil e cem por cento em apenas 12 anos".

José Olavo destacou, ainda, que no ano passado os primeiros efeitos da retração da demanda externa foram sentidos pelo Brasil, mas salientou que o País está conseguindo compensá-la agregando valor à qualidade dos produtos e afirmou que é possível continuar crescendo com a busca de mercados ainda pouco explorados. "Precisamos apenas que nossos governos sejam eficazes na política de crédito; ousados na política de exportações; firmes no apoio à pesquisa científica e à sanidade animal, e sensatos e justos nas políticas ambiental, agrária e indigenista", enfatizou.

A trajetória do Brahman no Brasil como um exemplo da pujança do setor pecuário foi também destacada. "Em menos de duas décadas a raça foi consolidada no País, enriquecendo ainda mais o patrimônio genético da nossa pecuária", afirmou José Olavo. O presidente da ABCZ ressaltou que o Primeiro Congresso Brasileiro e Latino Americano da Raça Brahman sinaliza um novo marco na trajetória vitoriosa da raça, que, de acordo com José Olavo, terá um capítulo marcante em 2010, quando será realizado o Congresso Mundial do Brahman. "A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu aplaude com muito entusiasmo o trabalho dinâmico, arrojado e inovador do Presidente Amauri Dimárzio e de sua Diretoria", finalizou.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar